Em votação PL que cria censo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Karina Manarin

Em votação PL que cria censo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Câmara de Vereadores de Criciúma tem na pauta de votação desta segunda-feira (26) o projeto de Lei – PL 42/2021, que autoriza a criação de Programa Municipal de Censo de Inclusão das pessoas diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA).

De autoria do vereador Salésio Lima (PSD), o projeto tem como objetivo identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com este transtorno, criar mapeamento dos casos de pessoas com autismo e direcionar políticas públicas para o atendimento de cada um.

Lima justifica a necessidade deste projeto, relatando que o Transtorno Espectro Autista é uma condição com a qual o indivíduo conviverá por toda a sua vida e consequentemente o meio social onde vive também. “Em muitos casos por apresentarem variações de dependência, precisam de auxílio em atividades da vida diária por longos períodos ou de maneira permanente. A incidência dos casos de autismo no mundo não é unanimidade entre os pesquisadores, por isso, importância de algo palpável, ou seja, informações concretas sobre quantidade de casos, tipos de casos e outros dados importantes para que sejam feitas ações direcionadas e precisas”, resumiu o parlamentar.

Ele disse ainda que considera de tamanha importância o projeto por se ter a consciência de que toda a pessoa autista possui os mesmos direitos inerentes a pessoas com deficiência, incluindo acesso a políticas públicas. “Para executar políticas públicas, para isso se efetivar, precisamos ter em mãos o número de pessoas diagnosticadas com TEA”, pontuou.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.