Estado desmente que tenha reajustado ICMS, mas aumento de PMPF impacta no preço da gasolina - Karina Manarin

Estado desmente que tenha reajustado ICMS, mas aumento de PMPF impacta no preço da gasolina

“Informações falsas” de que o governo de Santa Catarina teria aumentado o imposto da gasolina foram rebatidas pela comunicação do Executivo nesta segunda-feira (2). Conforme o Estado, a alíquota do imposto que incide sobre o combustível é o ICMS e continua em 25%.

O que a nota não deixou claro, mas aconteceu, foi que o governo catarinense decidiu aumentar o PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final). “Em 2021, Santa Catarina ficou três meses sem reajustar o parâmetro, à espera que a Petrobras diminuísse os preços praticados, o que não ocorreu”, admitiu.

Isso significa que o Estado aumentou o percentual de imposto que recolhe na venda de cada litro de combustível. Na prática, ou os revendedores absorvem o reajuste, ou repassam ao consumidor. No fim das contas, via de regra, quem paga a conta é o cidadão.

Além de explicações técnicas sobre como o ICMS é cobrado, o Executivo informou que a média de preço catarinense, hoje em R$ 5,40, é uma das menores do país.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que os Estados abrissem mão dos impostos da gasolina, fato que não ocorreu.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.