Depois de fazer certo suspense sobre sua participação no evento do PSD em Criciúma, o deputado federal Ricardo Guidi encontrou forma de tentar se destacar e angariar apoio para sua intenção de concorrer à prefeitura da cidade pelo partido
Chegou quando as lideranças estavam no palco, acompanhado de uma charanga que sequer se importou com o discurso em andamento da Secretária-geral do partido no estado, Marlene Fengler.
O evento de filiações teve a participação de cerca de 2 mil pessoas, com representantes inclusive de outros partidos que devem fazer parte da coligação encabeçada pelo PSD e de lideranças estaduais do partido. Foi a maior mobilização partidária de uma sigla até o momento no estado de Santa Catarina em um cenário pré-eleitoral.
A grandiosidade da festa do PSD poderia ser aproveitada pelo deputado para demonstrar de forma respeitosa sua história e os motivos pelos quais pleiteia a vaga de candidato a prefeito.
A forma como o fez no entanto, provocou o efeito contrário. A começar pelas vaias que ganhou ao chegar ao palco e a terminar pelo discurso que Ricardo Guidi fez reafirmando sua posição de pré-candidato a prefeito.
Essa colocada no discurso não ganhou apoio de nenhuma das falas que seguiram.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, anfitrião do evento, disse com todas as letras que apóia Arleu da Silveira ao chamá-lo ao palco. Enalteceu o fato de Arleu estar em seu governo há três mandatos e alfinetou Ricardo Guidi quando disse que o PSD é o partido que mais cresce e que não precisa estar no governo.
Também disse que Arleu não foi pedir apoio no Palácio da Agronômica, em clara alusão a conversa de Ricardo Guidi com o governador Jorginho Mello e líderes do PL para possível migração ao partido.
O deputado Júlio Garcia citou a união do PSD, as eleições que o partido alcançou, o tamanho da sigla em Santa Catarina e destacou três palavras como cruciais para a política e a vida: lealdade, respeito e gratidão.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues falou que os prefeitos precisam de Ricardo Guidi como deputado e que o prefeito Clésio Salvaro, por todo o trabalho realizado em Criciúma teria o direito de apontar seu sucessor.
No evento da noite desta quarta-feira (6), foram realizadas mais de 50 filiações que incluíram a de Arleu da Silveira, secretário-geral da prefeitura e agora oficialmente pré-candidato a prefeito pelo PSD. Arleu chegou com as lideranças do PSD, foi recebido por charanga, ganhou aplausos e cumprimentos por todo o ambiente preparado para a festa.
Ricardo chegou depois, perdeu a hora do parabéns e ofuscou sua participação ao tentar soprar as velinhas de um bolo que não era o dele.