O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), anunciou durante a posse do novo presidente da Fundação Cultura de Criciúma, Marcos Mendonça, uma novidade sobre a Festa das Etnias. Salvaro informou que está em negociação para que as casas de militares do exército na Praça do Congresso sejam transferidas para a prefeitura . A posse aconteceu na tarde desta segunda-feira (8) no Paço Municipal. A festa das Etnias, que acontecia no centro de Convenções José Ijair Conti teve suas duas últimas edições na Praça Nereu Ramos, no Centro da Cidade.
“Ali tem oito casas que pertencem à União. Antes era do DNPM hoje agência nacional de mineração. Voltou para a união e a União cedeu para o exercito. E estamos há seis ou sete meses tratando de pegar aquelas casas e trazer para os municípios. A idéia e que fique com as etnias. Fazer ali as licitações para os restaurantes”, explicou em entrevista ao blog.
O prefeito informou que está há cerca de sete meses em negociação para que as casas da Praça possam ser cedidas ao município. “Ali tem os oficiais do exercito o município assume o aluguel e fica com as casas”, antecipou.
Questionado sobre o projeto de os restaurantes das Etnias estejam no parque das Etnias, o prefeito disse que poderia ser lá mas que “o projeto não andou”. “Poderia ser feito lá mas não andou, não evoluiu e hoje vejo que a Praça do Congresso é um ambiente especial para isso. Podemos fazer a rua coberta ali na frente e transformar em cultura viva. Tem casas construídas ha mais de 80 anos. Preserva a história e faz ali a festa das etnias”, concluiu.