Na entrevista exclusiva que concedeu ao blog na tarde desta segunda-feira (29), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro classificou como “eleitoreira” a movimentação do Sindicato dos Servidores Públicos .Municipais, em greve em razão do reajuste salarial votado no último sábado. “O sindicato faz desse movimento, um instrumento para tentar desgastar o governo e projetar um candidato que venha da esquerda ou da esquerda radical”, avaliou. Salvaro também garantiu que não se paga menos que o salário mínimo, como alegam os servidores públicos municipais. Leia a entrevista na íntegra:
Os servidores públicos municipais continuam em greve. Qual o próximo passo da prefeitura?
Primeiro que trata-se de alguns servidores, alguns, não são todos. A grande maioria dos servidores está trabalhando. Não temos nenhuma escola parada. Apenas algumas merendeiras não foram trabalhar mas está tudo normal, não há problema nenhum. O governo continua trabalhando igual. Aqueles que não estão trabalhando terão o dia descontado e também o repouso
Mas isso é legal prefeito?Esse desconto?
Ilegal é você pagar quem não trabalha. Aqui desde que assumi a prefeitura, já enfrentei algumas greves e o sindicato sabe disso. Não trabalhou, não recebe. Pronto e Ponto. Isso nem é pauta de discussão.
O sr falou que algumas merendeiras não foram trabalhar e é justamente essa uma das questões em pauta porque alegam os servidores que há pessoas recebendo menos de um salário mínimo o que abrangeria também as merendeiras…
Ninguém na prefeitura ganha menos de um salário mínimo. Absolutamente Ninguém. Tanto é que já entraram na justiça e já perderam essa causa. Tanto é que já brigaram por isso e nós provamos que ninguém ganha menos que um salário mínimo. Ninguém paga menos que um salário mínimo . Se fosse assim as pessoas que ganham este salário teriam pedido as contas da prefeitura e trabalhado em qualquer outra empresa. Ninguém pediu pra sair porque ninguém paga melhor do que nós pagamos. Esse movimento é eleitoreiro. É porque esse foi o último projeto que nós encaminhamos para a Casa Legislativa antes das eleições. Então antes das eleições, o sindicato precisa fazer o barulho deles, o movimento deles. Quer tirar um proveito político em cima dos trabalhadores. Mas o bom disso tudo é que a grande maioria dos servidores são comprometidos com a sociedade, comprometidos em atender bem as pessoas entregar serviço respeitoso e com qualidade. Por isso nosso governo é avaliado em 90% de bom e ótimo e só tem uma avaliação dessa quem tem bons servidores públicos. O bom que é essa pequena minoria não consegue contaminar ops que querem trabalhar.
Mas prefeito explique.. porque o que escutamos por parte do sindicato é que existem pessoas que não recebem o salário mínimo. Que o salário seria de cerca de R$ 1200,00…
Essa explicação é simples. Você acha que se alguém ganhasse menos que um salário mínimo não estaria trabalhando em qualquer outra empresa?
Mas qual é o salário dessas pessoas?
É bem mais do que isso. Eu não tenho de cabeça aqui o salário deles mas essa discussão, ela não existe. Você acha que alguém trabalharia em qualquer empresa por menos de um salário mínimo? Certamente eles iriam em outras empresas ali, em outras fábricas. Tá todo mundo precisando de gente para trabalhar. Não sai da prefeitura porque aqui ganha razoavelmente bem. E a discussão não é por uma pauta de melhoria salarial. Aqui é questão política/eleitoral. Se a pauta fosse verdadeira, nós poderíamos falar de meritocracia . Além desse salário que pagamos para os professores, tem uma conta que precisa ser incluída: nós pagamos a meritocracia, o 14 salário.
O sr falou em eleições do próximo ano citando essa movimentação do sindicato como eleitoreira. Falando em eleições, o sr vai se filiar ao PSD nesse evento previsto para o dia 26 de junho?
Gostaria de encerrar essa história do sindicato. A ação é eleitoreira porque ano passado enviamos o mesmo projeto de lei com índice de reajuste ainda menor e não houve essa movimentação. Ela é eleitoreira porque antes das eleições não haverá mais nenhuma proposta. Então o sindicato faz desse movimento, um instrumento para tentar desgastar o governo e projetar um candidato que venha da esquerda ou da esquerda radical. Mas não tem problema, eu sou assim: eleições a gente resolve nas urnas.
Mas o sr já resolveu se filiar ao PSD no dia 26 de junho?
Já escolheram o partido para mim e a data de filiação, só não combinaram comigo ainda.