O Presidente da FECAM, prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, esteve em Moscou, capital da Rússia, em tentativa para avançar com as negociações para compra de doses da Sputnik V para os municípios catarinenses. A viagem foi articulada depois de a FECAM conseguir agendar um encontro com Vladimir Primak, diretor do Fundo Soberano Russo, que controla o instituto responsável pela venda do imunizante contra a Covid-19.
De acordo com as informações obtidas com a autoridade, a negociação da vacina poderá ser concretizada tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a sua importação em território brasileiro.
O Fundo Russo chancelou ainda a compra direta por governos, garantindo não haver empecilhos para que ela aconteça, desde que observado o devido processo legal.
A FECAM mantém diálogo com o Governo do Estado de Santa Catarina, que poderá efetuar a compra das doses solicitadas pelos municípios catarinenses em caso de sucesso no processo de aquisição.
“Começamos a negociação da Sputnik V com empresas atravessadoras, mas queríamos informações mais precisas diante das dificuldades encontradas. Voltamos para o Brasil mais tranquilos depois das conversas que tivemos com as autoridades russas. Estamos agora na expectativa de que a Anvisa resolva o entrave sobre essa vacina, que já está em aplicação em mais de 60 países e pode ser uma alternativa para acelerar a imunização do povo catarinense”, comentou o Presidente da FECAM.
Clenilton aproveitou para tratar de outros assuntos relevantes durante a viagem como a tentativa de firmar parcerias e atrair investimentos de empresas russas, nas áreas de tecnologia e inovação, para os Municípios de Santa Catarina.
Acompanhou o roteiro o Consultor de Saúde da FECAM, Jailson Lima, ex-deputado do PT, que encabeça as negociações da Sputnik V. Ambos custearam passagens e hospedagem com recursos próprios, segundo informações da FECAM.