Vereadores de Morro da Fumaça, município do Sul do estado, protestaram contra o fechamento do laboratório municipal. Eles foram informados sobre o fechamento durante reunião com a Secretária de Saúde, Marijane Fellipe, para explanação sobre a descentralização dos exames laboratoriais.
Parte dos vereadores presentes se manifestaram sobre o Laboratório Municipal. “Deveriam ter realizado uma audiência pública antes da tomada de qualquer decisão, pois nós estamos sendo informados sobre o fechamento somente agora”, comentou a vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB)
A Secretária de Saúde defendeu a medida, argumentando que descentralização traria maior eficiência na realização dos exames, além de redução de custos para o município.
De acordo com ela, o valor gasto anualmente, com base no ano de 2022, com material e pessoal, ultrapassa os R$ 307 mil. O estudo apresentado pela secretária, sobre o custo-benefício, defende que haverá ampliação ao acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária disse que tal medida já foi aplicada em outros municípios, sendo que há uma taxa de coleta que é paga pelo Executivo.
Para que essa taxa de coleta seja colocada em prática, o Poder Executivo remeteu Projeto de Lei para que os laboratórios particulares credenciados recebam a taxa. Segundo a justificativa do projeto, os laboratórios credenciados estão mostrando desinteresse na prestação do serviço para o município, devido ao baixo valor aplicado pela tabela SUS.
O vereador, Robson Francisconi (PP), o Robinho, ex-secretário de saúde de Morro da Fumaça, também se manifestou surpreso com a informação sobre o fechamento do laboratório. “Deveriam ter apresentado esse estudo antes para nós vereadores, agora o laboratório já se encontra fechado e nós seremos questionados pela população. Uma audiência mais ampla e com mais divulgação deveria ter sido promovida, para que nós pudéssemos ouvir, principalmente, a população”, explicou.
Durante a reunião os vereadores solicitaram para que a secretária apresentasse um estudo de viabilidade e qual valor de investimento necessário para continuar com as atividades dos laboratórios.