O deputado Dirceu Dresch, do PT, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, saiu otimista da reunião ontem em Brasília, com o ministro dos Transportes, Sérgio Passos.
Do encontro, participou também o presidente da Empresa Estatal de Planejamento Logístico, Bernardo Figueiredo. A meta do governo federal é licitar as obras ferroviárias que cortam o estado em 2013.
“O ministro deixou muito claro que as ferrovias são prioridade do governo ao afirmar que nunca houve uma decisão tão forte para se construir ferrovias no Brasil como agora”, informa Dresch.
A reunião foi muito concorrida, com parlamentares catarinenses, gaúchos e mineiros e do nordeste, todos querendo saber sobre os projetos ferroviários em suas regiões.Os projetos de viabilidade técnica da ferrovia Leste-Oeste, que vai de Dionísio Cerqueira até Itajaí, e do trecho da Norte-Sul, que vai ligar o Oeste catarinense ao Sudeste e ao Centro-Oeste do país vai ocorrer ainda este ano.
Foi confirmada ainda a recuperação e readequação da ferrovia já existente entre São Paulo e Porto Alegre, que passa por Mafra e Lages. A obra está incluída no plano de concessões de ferrovias divulgado pelo governo federal
Também participaram da reunião o deputado estadual Sílvio Dreveck , do PP e os deputados federais Rogério Mendonça e Celso Maldaner, do PMDB e Pedro Uczai , do PT, presidente da Frente Nacional das Ferrovias.
(Colaboração Assessoria de Imprensa deputado Dirceu Dresh)