A filiação do deputado federal Ricardo Guidi ao PL foi o fato político da semana em Criciúma e região. Dessa vez Guidi não somente soprou as velas de seu próprio bolo como demonstrou que pode ter uma festa só para ele com muitos simpatizantes para sua causa.
O antigo apartamento do avô de Ricardo Guidi, Alcino Zanatta ficou pequeno para receber tantos convidados de agremiações distintas, que sinalizam parceria para as eleições deste ano.
A história da família aliás, deve dar o tom da campanha, com a história e os feitos do ex-prefeito Altair Guidi, citado amplamente nos discursos provocando lágrimas em Ricardo e na deputada federal Júlia Zanatta.
Mais que isso, a filiação foi também um evento de lançamento de pré-candidatura que até os últimos minutos era dúvida na cidade mas que deixou Guidi em evidência, fortalecendo seu nome e quiçá, o apresentando aos que porventura ainda não o conheciam.
Ao lado do governador Jorginho Mello, Ricardo Guidi fez discurso contundente, centrado e ensaiado pelas letras a sua frente, sem titubear em nenhum momento, deixando a impressão que as incertezas provocadas pela demora em sua decisão ficaram para trás.
Ao ser questionado sobre o PSD, partido do qual se desfiliou para migrar ao PL, disse que prefere “olhar para frente”.
Ricardo Guidi enfatizou no discurso a parceria do governador com a cidade demonstrando mais um ponto que deve ser mote de sua campanha.
A parceria foi arrematada na fala do governador ao destacar que a campanha em Criciúma “ não será de ataques mas de construção”e citando como certa a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade para “pedir votos para Guidi”.
O PL aposta na presença de Bolsonaro para impulsionar candidaturas em cidades de Santa Catarina.
A afirmação clássica de que nenhuma eleição está ganha até o minuto final, foi citada por lideranças presentes ao evento de filiação como o deputado estadual Jessé Lopes e a deputada federal Júlia Zanatta. Entende-se no entanto, que o evento de filiação foi uma demonstração de força do time que se desenha em prol de Ricardo Guidi.
A certeza que se tem a partir da confirmação da pré-candidatura de Ricardo Guidi ao PL é que os times competitivos estão colocados e está dada a largada na pré-campanha eleitoral em Criciúma.
De um lado Ricardo Guidi, com apoio do governo de Santa Catarina e base na história de seu pai e as obras que fez para a cidade.
De outro, Arleu da Silveira, com apoio do prefeito Clésio Salvaro e as realizações de seu governo, com aprovação mais que considerável da população de Criciúma.
O jogo já começou.