Os detalhes da filiação do prefeito Clésio Salvaro ao PSD, anunciada a vereadores e suplentes no início da noite desta quarta-feira, foram definidos em reunião na noite desta terça-feira (6), em um gabinete da Assembleia Legislativa. A data da assinatura da ficha aliás, anteriormente prevista para evento no dia 26 de junho, deve ser antecipada e deve acontecer em Criciúma.
Por ora, somente o Secretário da fazenda, Vagner Espíndola, deve migrar ao PSD junto com o prefeito. Vereadores vão aguardar a abertura da janela partidária em março para evitar a perda de mandato.
O anúncio de Salvaro no entanto, deve influenciar em outros prefeitos que ainda balançavam quanto ao convite do PSD para migração. A expectativa é que pelo menos 15 prefeitos e vices do PSDB oficializem a filiação ao PSD junto com o prefeito de Criciúma.
A reunião desta quarta-feira (7), onde o prefeito Clésio Salvaro confirmou a filiação ao PSD aconteceu na sede do PSDB de Criciúma com a presença de vereadores e suplentes do PSDB, atual partido do prefeito.
Presentes também outras lideranças do partido como os secretários de saúde, Acélio Casagrande, da Fazenda, Vagner Espíndola e geral, Arleu da Silveira. Na ocasião, o prefeito fez uma análise da atual situação do PSDB e agradeceu a líderes do partido ao qual está filiado desde 2002.
O Secretário da Fazenda, Vagner Espíndola, é também o presidente do PSDB de Criciúma. O partido deve passar ao comando da deputada federal Geovânia de Sá ou do Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, que permanecem no ninho tucano até pelo menos a janela de 2026.