A deputada federal Julia Zanatta PL), enviou nesta quinta-feira (22) ao presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, ofício solicitando esclarecimentos sobre os gastos astronômicos realizados com dispensa de licitação pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. No documento, a parlamentar expõe que, de acordo com o portal da transparência, o ministério já gastou mais de R$ 500 milhões sem licitação nos primeiros seis meses do atual governo.
Para comparação, enquanto o Ministério da Integração do governo Lula já gastou 96,87% sem licitação antes de encerrar o primeiro semestre de 2023, esses gastos do mesmo Ministério no governo Bolsonaro somaram apenas 7% em 2019, 4% em 2020, 5% em 2021 e 1,6% em 2022.
“É um montante absurdo. É preciso investigar porque a pasta da Integração e Desenvolvimento Regional teve esse aumento dos gastos com dispensa de licitação. O fato preocupa e torna duvidosa a forma de contratação utilizada pelo Ministério”, ressaltou Júlia.
Após o pedido da deputada Júlia Zanatta, espera-se que o TCU faça uma análise detalhada das contas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional concretizadas nos primeiros meses do governo Lula.