O prefeito de Içara, Gentil da Luz, vetou integralmente o projeto aprovado na Câmara de Vereadores que previa o aumento dos salários do prefeito, vice, vereadores e secretários. O anúncio foi feito em entrevista coletiva à imprensa há pouco.
Gentil alegou despesas inclusive por conta da emancipação do Balneário Rincão.
Confira o texto do veto na íntegra:
Mensagem de Veto ao Projeto de Lei Nº PL/008/12
Excelentíssimo Senhor Presidente e Senhores Vereadores,
Comunico a Vossas Excelêncisa que, nos termos do parágrafo 1º do art. 49 da Lei Orgânica Municipal, decidi VETAR INTEGRALMENTE, por contrariedade ao interesse público – o Projeto de Lei PL/008/2012.
Razoes do veto:
A não previsão orçamentária de aumento com despesa de pessoal para o exercício de 2013;
O comprometimento de receitas do Município com projetos em parceria com os Governos Estadual e Federal;
A divisão territorial com a emancipação do distrito do Balneário Rincão, recaindo aos cofres públicos despesas com dois prefeitos, dois vices-prefeitos, duas câmaras de vereadores, novas secretarias no novo município, sem aumento considerável na receita.
O princípio da economicidade;
As manifestações públicas contrárias ao reajuste além da inflação.
Por estes motivos, veto o presente Projeto, como sinal de alerta, pois como Gestor Municipal que fui por quatro anos, me sinto na responsabilidade de preservar as conquistas obtidas em favor da população e proteger os novos gestores, assim, optei por ficar com a voz do povo içarense que neste momento se manifestou contrário à proposta apresentada pela Câmara de Vereadores no projeto supra citado.
Içara, 28 de dezembro de 2012.
GENTIL DORY DA LUZ
Prefeito Municipal