Governador retira projeto da Reforma da Previdência que tramitava na Alesc - Karina Manarin
Governador retira projeto da Reforma da Previdência que tramitava na Alesc

Governador retira projeto da Reforma da Previdência que tramitava na Alesc

O Governador Carlos Moisés da Silva, do PSL, em ofício à Assembleia Legvislativa hoje, solicitou a retirada de pauta da Reforma da Previdência, cuja tramitação estava parada desde o início da pandemia de coronavírus, após a retirada por parte do Governo do Regime de urgência e voltou a tramitar na Casa em junho. 

A proposta de emenda à Constituição, PEC,  e o projeto de lei complementar, PLC, que tratam da reforma previdenciária dos servidores públicos do Estado de Santa Catarina objetivavam, basicamente adaptar a legislação estadual à reforma aprovada  pelo Congresso Nacional para o funcionalismo federal e que está em vigor por meio da Emenda Constitucional 103/2019. 

 O PLC altera a Lei Complementar 412/2008, que trata do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina. Nele, o Executivo propunha várias alterações na legislação previdenciária estadual.

Na exposição de motivos do projeto, o Grupo Gestor de Governo destacava dois pontos que seriam alterados. Um deles, a regra de transição, diferente da que foi adotada para o funcionalismo público federal.

Conforme o PLC, o valor da aposentadoria para os servidores catarinenses corresponderá a 60% da média aritmética de 100% das contribuições, com um acréscimo de 1% para cada ano de contribuição.

Havia movimentalçao por parte de servidores, entre eles os Policiais Civis, para mudanças na Reforma.

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.