Governador marcará presença em solenidade que homenageia a reitora da Unesc - Karina Manarin

Governador marcará presença em solenidade que homenageia a reitora da Unesc

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, recebe nesta segunda-feira (4), o título de Cidadã Catarinense. A solenidade acontece a partir das 19 horas na Assembleia Legislativa com a presença de autoridades de todo o estado, incluindo o governador Jorginho Mello (PL).

Reitora da Unesc, Luciane Ceretta, será homenageada na Assembleia Legislativa

O projeto é de autoria do deputado Júlio Garcia (PSD), com aprovação unânime dos integrantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A justificativa é a trajetória de Luciane Ceretta, que nasceu no Rio Grande do Sul mas fez história em Santa Catarina contribuindo não somente com o setor de saúde, como enfermeira e secretária de saúde, mas no educacional, como presidente da Acafe, reitora da Unesc e integrante dos Conselhos Estadual e Federal de Educação. 

Confira a trajetória de Luciane Ceretta que consta no projeto: 

Nascida no município de Faxinal do Soturno, na região central do Rio Grande do Sul, a homenageada Luciane Bisognin Ceretta fez sua carreira profissional na área de saúde, antes de se tornar também uma expoente da educação superior. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, tem também mestrado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em ciências da saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, local em que atua como docente. 

Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública e educação na saúde. Coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). É articuladora do CIES (Comissão de Integração Ensino e Serviço da Região Carbonífera de SC). 

Na pesquisa, dedica-se aos estudos com doenças crônicas, especialmente diabetes, estudos epidemiológicos e processos de gestão e de educação permanente em saúde. É líder do grupo de pesquisa em gestão do cuidado, vice-líder do LADSSC – Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva integralidade e educação na saúde (GECIES) e integrante do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Laboratório de Psiquiatria Translacional.

 Apesar do nascimento, do ensino médio e graduação terem sido todos no Rio Grande do Sul, a carreira profissional de Luciane Bisognin Ceretta foi toda construída em Santa Catarina. E a porta de entrada para o nosso estado foi o município de Iporã do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, onde a recém formada enfermeira chegou para atuar na saúde municipal. Naquele município, chegou a ser secretária municipal de saúde. 

De Iporã do Oeste, já com experiências em gestão de saúde, partiu para Criciúma para um novo e importante desafio. Na maior cidade da região Sul catarinense, trabalhou na implantação do primeiro modelo de atenção primária em saúde no município. No governo do estão prefeito José Augusto Hülse, participou da instalação das inovadoras unidades básicas de saúde, especialmente nas comunidades carentes e periféricas. 

Interessada em atuar mais na gestão da saúde, graduou-se também em administração e atualmente está na graduação de direito. Há quase 30 anos, Luciane Ceretta iniciou sua trajetória também na atividade acadêmica quando ingressou na FUCRI – Fundação Educacional de Criciúma, embrião do que seria futuramente a UNESC. Atuou como professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica e pró-reitora, antes de chegar ao posto máximo no comando universtário, a Reitoria. 

Com a experiência de ter passado por vários setores da instituição, fortaleceu a imagem a atuação da UNESC na comunidade, consolidando a presença da instituição como referência não apenas no ensino superior, mas nas áreas de pesquisa e extensão. 

A UNESC, hoje, é um patrimônio não apenas de Criciúma e região, mas de todo o Estado de Santa Catarina, por sua importância no desenvolvimento social e econômico. E a professora Luciane Ceretta tem papel fundamental neste processo, prestando, assim, relevantes serviços para a cidadão catarinense, seja na área de saúde, sua especialidade, seja na área de educação e gestão, onde também construiu sólida carreira. Além da função de Reitora da Unesc e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da UNESC, Luciane Ceretta assumiu em dezembro de 2022 a presidência da ACAFE. 

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais foi criada em 02 de maio de 1974. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais. A ACAFE tem como missão “desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das instituições de ensino associadas em prol da educação superior em Santa Catarina” e como visão “ser reconhecida Nacional e Internacionalmente como um Sistema de Educação Superior integrado e sinérgico, capaz de produzir resultados para a sociedade na produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da inovação”. 

As Universidades e Centros Universitários que compõem o Sistema ACAFE participam ativamente na promoção do desenvolvimento regional e Estadual em todo o território Catarinense. Cumprindo sua função social, desenvolvem, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, o que resulta em programas e projetos de assistência à comunidade, sem ônus para os beneficiários, contribuindo para o desenvolvimento regional. 

Sob a liderança de Luciane Ceretta, a ACAFE atuou decisivamente na idealização, preparação e tramitação do Projeto de Lei que culminou na implantação do programa Universidade Gratuíta, do governo do Estado, ampliando consideravelmente o subsídio público para o ensino superior catarinense e abrindo um novo tempo para o segmento no estado. A reitora Luciane Ceretta também é conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e do Conselho Nacional de Educação. 

Assim, considerando a trajetória da enfermeira, professora e liderança nas várias atividades que exerceu, Luciane Bisognin Ceretta, já prestou inúmeros e relevantes serviços para o Estado de Santa Catarina, sendo reconhecida publicamente por isso e orgulhando a sociedade catarinense por sua atuação. 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.