Hélio Costa defende menos impostos para empresas de refrigerante - Karina Manarin

Hélio Costa defende menos impostos para empresas de refrigerante

O deputado federal Hélio Costa abraçou a causa das empresas catarinenses fabricantes de refrigerantes que estão na luta pela igualdade tributária e em defesa da livre concorrência. O parlamentar é um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil que foi lançada, em Brasília.

As produtoras de bebidas do Estado, como a Pureza, a Água da Serra e a Max Wilhelm, pedem a igualdade tributária, a uniformidade de incentivos fiscais, um estudo de impacto concorrencial e o fim da substituição tributária. Na prática, a Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), que representa as empresas catarinenses, contesta a Zona Franca de Manaus que beneficia as fabricantes com incentivos fiscais, como a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Enquanto empresas de renome internacional deixam de recolher o IPI, as indústrias de Santa Catarina recolhem, efetivamente, esse imposto”, comentou o deputado.

As grandes corporações ficam com saldo credor de IPI e acabam compensando a sobra de crédito com outros impostos federais. “É necessário um equilíbrio na tributação, pois as fabricantes de Santa Catarina são penalizadas com outras despesas tributárias, como o IPI”, completou o parlamentar.

Entre os assuntos aos quais a frente pretende se dedicar estão o sistema tributário ideal para o desenvolvimento do setor, incentivos para a produção nacional e construção de políticas públicas eficazes e justas. O fim das fábricas de concentrados na Zona Franca de Manaus estará em pauta.

Nas duas últimas semanas, o presidente da frente parlamentar, deputado federal Guiga Peixoto (PSL-SP), se reuniu com os parlamentares coordenadores regionais. Guiga Peixoto disse que está animado com o engajamento dos empresários e ressalta que as indústrias de bebidas brasileiras são importantes para a economia do Brasil. “Representar o setor na presidência da frente parlamentar é incentivar essas indústrias e a geração de emprego e renda no nosso país”, afirmou o deputado.

O presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, destacou que a associação vai dar todo o apoio e suporte necessários para o avanço do setor e visibilidade da frente. “Com a frente parlamentar, o intuito é estabelecer uma relação diplomática e de extrema transparência junto ao Congresso Nacional, para que as indústrias de bebidas brasileiras sejam valorizadas”, disse.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.