Leia também: novo presidente do TRE alerta sobre possibilidade de aprovação de voto impresso; Secretário Nacional da Pesca em Santa Catarina
16/04/2021 21:41

 Tribunal do Impeachment tem mais documentos 

Ao autorizar a juntada de informações relativas ao arquivamento do inquérito que investigava a possível participação do Governador Carlos Moisés da Silva no processo de compras de respiradores, o presidente do Tribunal do Impeachment, desembargador Ricardo Roesler determinou a comunicação às partes e aos julgadores. Com isso, abriu-se prazo de 48 horas, tempo no qual os julgadores poderão se manifestar sobre o que entenderem pertinente. Depois disso, os autos deverão ser conclusos à presidência. A decisão foi publicada nesta sexta-feira no Diário da Assembleia Legislativa e o prazo deve se esgotar então no início da próxima semana. A autorização da juntada de informações ocorreu porque ao acolher a promoção requerendo o arquivamento do inquérito em relação a Moisés,  no caso da compra de 200 respiradores pelo governo do Estado, o ministro Benedito Gonçalves, do STJ, autorizou o compartilhamento do relatório da Polícia Federal e da promoção de arquivamento lançada pelo Ministério Público Federal com o Tribunal Especial de Julgamento do impeachment.  Trata-se de elemento novo no processo mas não de garantias de que modificará o entendimento acerca do impeachment do Governador Carlos Moisés. 

Lei sancionada

Aos os olhos atentos do vereador Pastor Jair, do PL, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, sancionou nesta sexta-feira  a lei que torna as atividades religiosas como essenciais na cidade. De acordo com a Lei, são consideradas essenciais as atividades religiosas, realizadas nos templos e fora deles, assegurando-se aos fiéis o livre exercício de culto, ainda que em situações de calamidade pública, de emergência ou de epidemia, com garantias previstas nos termos da Constituição Federal e seguindo todas as normas sanitárias e/ou de segurança pública.

 

 Sintonia

A presença do Pastor Jair chama atenção em razão de no pleito eleitoral de 2020 ele ter concorrido pelo PL, partido da advogada Júlia Zanatta, oposição ferrenha ao atual prefeito de Criciúma e que capitaneou campanha agressiva contra Salvaro. A filiação de Jair Alexandre ao PL aconteceu pelas mãos da própria Júlia depois que ele teve passagem relâmpago pelo PP. Passado o pleito eleitoral, a impressão que fica é que a sintonia do pastor está mais afinada com Salvaro que com Júlia.

Bastidores

Da lista de deputados estaduais de Santa Catarina que podem migrar para o DEM, Felipe Estevão parece estar repensando a possibilidade. O deputado teve conversa com integrantes da cúpula nacional do PSL que propuseram sua permanência no partido. Antônio Rueda, vice-presidente nacional, foi um deles. 

 “Lá atrás, quando o nome "Covidão" surgiu, fazendo referência ao Mensalão, parecia brincadeira, mas já era o anúncio de um novo escândalo de corrupção que logo será investigado. Cadê os hospitais, equipamentos, melhoramentos na saúde? Cadê o dinheiro para tratar de quem sofre com a covid-19? É o que descobriremos no decorrer dos próximos meses, na CPI e Frente Parlamentar que investigará prefeitos e governadores.” - 

deputado Federal Hélio Costa, ao afirmar que a CPI da Pandemia poderá fazer uma “verdadeira radiografia em crimes de corrupção"

 Voto impresso

Ao tomar posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina, o desembargador Fernando Carioni defendeu a lisura do processo eleitoral e da urna eletrônica brasileira. Contudo, alertou para a possibilidade de aprovação do voto impresso pelo Congresso Nacional. “Se as normas de regência assim determinarem, precisaremos estar preparados para esse novo cenário e realidade”, destacou. A posse aconteceu nesta sexta-feira e o desembargador ocupará a Presidência da Corte até 10 de março de 2022, quando terminará seu biênio no TRE-SC.

Agenda

Primeira agenda articulada pelo secretário Estadual de Articulação Nacional, Jorge Davi acontece na próxima semana. Trata-se da visita do Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior ao Estado para tratar de questões como o desassoreamento da barra em Laguna. O Secretário da Pesca participa de encontro com a governadora Daniela Reinher deputados estaduais e federais no Centro Administrativo a partir das 14 horas de terça-feira. 

O recado de Aldo

Secretário nacional e estadual do PP, Aldo Rosa, enviou carta quase em emocionada aos correligionários de Santa Catarina após assistir entrevista do secretário de infraestrutura, Leodegar Tiscoski nesta semana. No texto, enalteceu não somente Leodegar como outras lideranças progressistas que participam do Governo, citando o secretário de agricultura, Altair Silva e o ex-líder do Governo de Moisés, deputado José Milton Scheffer. E completou "tantas lideranças expressivas do nosso Partido, sob a orientação de sua Liderança Maior, do passado, do presente e do futuro: Senador Esperidião Amin”. A conferir se a manifestação foi um “chamamento a possível candidatura de Amin em 2022”.

Enviando Comentário Fechar :/