Está formalmente registrada no TRE a nova executiva do Republicanos em Santa Catarina. O comando do partido, além do presidente, o deputado federal Jorge Goetten, que já iniciou roteiros pelo estado, tem como vice-presidente José Agostinho Mello, irmão do governador Jorginho Mello.
A executiva foi registrada no último dia 1 de julho e tem validade até o dia 18 de novembro.
O Republicanos teve mudanças a partir de acordo firmado com o PL do governador Jorginho Mello para que as duas siglas caminhem juntas a partir das eleições de outubro construindo para as eleições de 2026, quando o atual governador deve ser candidato à reeleição.
A executiva nacional do partido deu garantias à lideranças de que não haverá obrigatoriedade de adesão a projetos do PL para as eleições deste ano mas o presidente, Jorge Goetten durante sua passagem por Criciúma solicitou “esforço”, se possível, para estar com o PL.
Com isso, o ex-governador Carlos Moisés, que era o presidente do Republicanos em Santa Catarina foi retirado do comando do partido. Moisés é um dos principais adversários de Jorginho Mello.
Veja como ficou a nova executiva do Republicanos
Presidente: Jorge Goetten
1º Vice-presidente: José Agostinho Mello
2º Vice-presidente e Líder da bancada na Alesc: Dep. Sérgio Motta Ribeiro
Secretário-geral: Renato Debiasi de Oliveira
1ª Secretária: Magda Aparecida Pereira de Oliveira
2º Secretário: João Batista Costa
1º Tesoureiro: Eduardo Antônio Sausen
2º Tesoureiro: Dionísio Dolásio Baixo
1º Vogal: Raphael Martins
2º Vogal: Maria Lúcia Lajus dos Santos
3º vogal: Rafael Lapa Werner