João Rodrigues balança o cenário político; Prefeitos querem padronizar regras para velórios; Campanha em defesa dos jornalistas - Karina Manarin
João Rodrigues balança o cenário político; Prefeitos querem padronizar regras para velórios; Campanha em defesa dos jornalistas

João Rodrigues balança o cenário político; Prefeitos querem padronizar regras para velórios; Campanha em defesa dos jornalistas

João Rodrigues balança o cenário

A entrada do prefeito de Chapecó, João Rodrigues no cenário em razão principalmente da visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade nesta semana sacudiu os bastidores da política catarinense. Rodrigues emergiu e já é considerado nome forte no páreo para composição em majoritária em 2022. Com discurso totalmente a favor do presidente e com atitudes em sua cidade que modificaram os números de infectados pela Covid-19, ele entrou na lista do PSD. Fato importante nesse contexto é que Rodrigues é do mesmo “capão” que Gelson Merísio, do PSDB e que tem feito fortes movimentos no cenário costurando sua candidatura ao Governo para o próximo ano. Merísio não participa do Governo de Daniela Reineher mas não negou conversas com a Governadora e conselhos que foram seguidos, como  indicação de nomes para o colegiado. Tanto Merísio quanto João Rodrigues são da região Oeste. Enquanto o primeiro é pós graduado em articulação, o segundo ganha em popularidade. Há neste cenário também um terceiro nome, o do senador Jorginho Mello, do PL, que caso em eventos com a presença do presidente houvesse um “raio x”, sairia com certeza grudado em alguma parte não publicável. O senador que pretende o Governo do Estado em 2022, também foi consultado por Daniela Reinehr, constituindo um dos conselheiros da Governadora que se auto-intitula bolsonarista. Com todas as peças do xadrez sendo encaixadas pelos líderes que rodeiam Daniela e com a bandeira do presidente Bolsonaro, eis que ressurge na trincheira o prefeito João Rodrigues. 

Bastidores

Em todo o cenário político que se desenha em Santa Catarina, um fato também é fundamental e provoca verdadeira guerra nos bastidores, é a votação que vai definir o afastamento definitivo ou não do Governador Carlos Moisés da Silva. A movimentação é intensa tanto por parte de líderes ligados ao Governador afastado quando dos que são ligados a governadora interina, que precisam de um voto a mais para que ela possa terminar o mandato.

Pressão

Entre os deputados no alvo está Marcos Vieira. Ele é do PSDB, mesmo partido de Gelson Merísio e há nos bastidores a informação que “virar”o voto dele seria fundamental. A tese é que ele seria o primeiro a votar e provocaria um efeito “manada”com a virada de votos de outros deputados.

Barras

A situação das barras em Santa Catarina foi o assunto tratado em reunião do deputado Felipe Estevão, do PSL com o Secretário estadual de Agricultura, Altair Silva, do PP. A proposta do deputado é que seja feito um “pente-fino”em todas as barras de Santa Catarina. O deputado citou como exemplo a Barra do camacho, em Laguna, atualmente assoreada, dificultando a sobrevivência de cerca de 500 famílias em razão da falta de pescado.

Recursos

Deputado federal Helio Costa, do Republicanos, aterrissou hoje no Sul do Estado e permanece em agenda até amanhã. Nas visitas que fez aos municípios, costurou emendas para setores como Infraestrutura, saúde e Conselho Tutelar e que somam quase R$ 2 milhões. Costa passou por Jacinto Machado, Sombrio, Praia Grande e Santa Rosa do Sul. Na foto ao lado de lieranças de Jacinto Machado.

João Rodrigues balança o cenário político; Prefeitos querem padronizar regras para velórios; Campanha em defesa dos jornalistas

 

Em defesa do Jornalismo

A Associação Catarinense de Imprensa lançou na quarta-feira, dia do Jornalista, a campanha “Cada segundo sem notícia é um segundo escondido da verdade”.Com roteiro e direção criativa da OneWG e produção da Latina Filmes, a campanha simula 24 horas na vida de um repórter em busca da notícia. A solenidade de apresentação da campanha, realizada de forma remota, em parceria com a Fábula Transmídia, foi também a apresentação oficial da Diretoria e Conselhos eleitos em novembro de 2020, com a jornalista Déborah Almada como presidente. 

Iniciativa interessante

Em Içara, o vereador Davi Inácio Nazário, do PP, apresentou projeto interessante relativo a validade do laudo médico pericial que ateste o Transtorno Espectro Autista, TEA. Ocorre  que de acordo com o sistema vigente, para ter direitos e benefícios assegurados, há necessidade de apresentação anual do laudo. A proposta do vereador é que a validade do laudo seja indeterminada. O argumento é que não se trata de condição passageira ou intermitente, já que inexistem diagnóstico para tratamento com solução definitiva. Isso não acontece somente em relação a TEA. 

Outro exemplo

Outro exemplo são os diabéticos que precisam apresentar atestado médico de seis em seis meses para conseguir receber a insulina quando de resultado de ação judicial. Ora, é uma doença crônico degenerativa comprovadamente sem cura e com necessidade de tratamento constante. Não existe lógica na obrigação de ter que repetir atestado sobre a necessidade do medicamento. 

Vacinação

Prefeitura de Urussanga inicia nesta sexta-feira a vacinação de idosos com 66 anos. A orientação é que os idosos devem comparecer a Unidade de Saúde mais próxima a parte das 10 horas. Haverá vacinação também em sistema drive trhu e vacinação em residências.

Mulher no comando

Prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, do PP, é a primeira mulher a presidir uma reunião de prefeitos da Amrec. Ela conduziu o encontro na tarde dessa quinta-feira, na ausência do presidente, prefeito de Orleans, Jorge Koch, do MDB. Dalvânia é a vice-presidente da Associação. Na pauta, a apresentação da prestação de conta do Serviço Aeromédico (Sarasul), que completou três meses, no último dia 21 de março. A apresentação foi realizada pelo coordenador médico da OZZ, José Nixon Batista. Até o momento 63 atendimentos foram realizados, sendo 22 na região da AMESC (Araranguá), 21 na região da AMUREL (Tubarão) e mais 19 na AMREC. Hoje 11 médicos trabalham no serviço.

 

Regras para velórios

Técnicos do Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento Covid-19 da Associação dos Municípios do Extremo Sul, vão passar nos próximos dias aos prefeitos de cidades daquela região, sugestões sobre normas para a realização de velórios. O assunto foi discutido em reunião nesta quinta-feira e a necessidade foi levantada em razão da ausência de normas e são percebidas aglomerações em alguns casos. A intenção e que as regras, se definidas e aceitas pelos prefeitos, sejam padronizadas para todos os 15 municípios da região que tem Araranguá como sede.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.