Na conversa da tarde desta sexta-feira (16) , os deputados federais Daniel Freitas (PL) e Ricardo Guidi (PSD), avaliaram o cenário em Criciúma e uma possível aproximação entre os dois partidos para as eleições do próximo ano. Isso porque, o governador Jorginho Mello fez convite para dois deputados do PSD ocuparem secretarias estaduais: Ricardo Guidi e Ismael dos Santos.

Deputados Daniel Freitas e Ricardo Guidi conversaram na tarde desta sexta-feira
“Esses movimentos deram a entender uma aproximação com o PSD e que pode refletir em mais municípios do estado. Não significa o Ricardo Guidi ir para o PL mas trazer o PSD para perto”, avalia Daniel Freitas.
Na conversa, foi levada em consideração a possibilidade de o PL indicar um vice para Ricardo Guidi visando a composição para o pleito eleitoral do próximo ano. “Esse nome terá que ser de consenso entre os três deputados: Daniel Freitas, Júlia Zanatta e Jessé Lopes”, explica Freitas.
Além dessa, a outra hipótese em pauta é a candidatura de Júlia Zanatta a prefeita pelo PL.
O deputado Daniel Freitas disse ainda que foi conversar com Ricardo Guidi para entender a movimentação de Júlia Zanatta em Brasília nesta semana, que culminou com o convite para os deputados do PSD ocuparem secretarias no governo de Jorginho Mello.
Foram oferecidas as secretarias de Meio Ambiente para Ricardo Guidi e de Assistência Social para Ismael dos Santos, que declinou do convite.
Ricardo Guidi solicitou tempo de dez dias para pensar sobre o assunto.
A movimentação política é totalmente voltada ao cenário eleitoral em Criciúma e se intensificou depois da filiação do prefeito da cidade, Clésio Salvaro, ao PSD. Salvaro tem como pré-candidato o secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira. Ricardo Guidi é pré-candidato a prefeito pelo PSD.