O MDB fechou acordo e vai ampliar sua participação no governo de Jorginho Mello (PL). Além do deputado Jerry Comper, que já ocupa a Secretaria de Infraestrutura, o partido deve ter também a Secretaria de Agricultura com tendência de indicação do também deputado Antídio Lunelli. Com isso, Rose Maldaner assumiria cadeira na Alesc.
No encontro de líderes do partido na manhã desta quarta-feira (30), com o governador Jorginho Mello na Casa da Agronômica, ficou acertado que o MDB ocupará mais uma secretaria ainda em discussão. A exigência inicial seria a Secretaria da Casa Civil, que foi descartada por Jorginho Mello.
A informação nos bastidores do Palácio é que a preferência de Jorginho Mello para ocupar essa terceira pasta seria pelo deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB. Caso isso de fato se concretize, o primeiro suplente, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, continua na cadeira de deputado federal.
Durante o encontro, o assunto presidência da Assembleia chegou a ser levantado mas o atual presidente da Casa, Mauro de Nadal teria alegado ser essa uma questão em separado da participação do MDB no governo.
Mesmo assim, sabe-se que o governador projeto apoio para um deputado do MDB, e o nome seria o do próprio Nadal, ser candidato à presidência visando também impor uma derrota ao deputado Júlio Garcia (PSD), seu principal adversário político no cenário estadual.
Mauro de Nadal teria acordo com Júlio Garcia para apoiá-lo caso ele de fato seja candidato à presidência da Assembleia, cuja eleição acontece em fevereiro.