A confusão no PL do Balneário Rincão, com a destituição da executiva municipal nesta quarta-feira (27), terminou com a filiação de dois vereadores ao partido sendo um deles nome colocado para a pré-candidatura a prefeito.
Trata-se de Juninho Venturini, que assinou a ficha abonada pela deputada federal Júlia Zanatta no fim da tarde desta quarta-feira.
Além dele, o vereador Carlão da CP, eleito elo PSD em 2020, assinou ficha no PL e é pré-candidato à reeleição nas eleições deste ano.
A intervenção no partido, com a destituição de toda a executiva provisória, tem origem principalmente na divergência entre a deputada Júlia e seu marido com o agora ex-presidente, Giorgio Bertan, que era o pré-candidato a prefeito pela sigla.
Em reunião em novembro de 2023 da executiva do PL com a deputada, houve desentendimento com registro de Boletim de Ocorrência e Vias de fato. O episódio distanciou ainda mais Júlia do comando do PL no Balneário Rincão.
Após o ocorrido, o deputado estadual Jessé Lopes levou Bertan e a executiva do partido para reunião com o governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL para valorizar e manter a pré-candidatura, provocando divergência entre Jessé Lopes e Júlia Zanatta.
Após a destituição da executiva do partido no Rincão, Jessé fez publicação explicitando a divergência. O deputado chamou a destituição de “injustiça” e disse que pretende acomodar o projeto de candidatura de Giorgio Bertan em outro partido para ser oposição ao PL no município.
Com o encaminhamento desta quarta-feira, Júlia Zanatta demonstra força junto às executivas nacional e estadual do partido. A deputada é muito próxima da família Bolsonaro e uma das mais aguerridas defensoras das idéias da direita e do ex-presidente no Congresso Nacional.
Pelo menos por ora, é ela quem comanda o processo de construção eleitoral na região sul, sua base.