Reunião do MDB é cancelada
O encaminhamento da aliança do MDB com o Governador Carlos Moisés da Silva teve uma freada brusca na última semana com a manifestação de descontentamento de deputados quanto a reunião convocada para o dia 13 de junho e o cancelamento da mesma pelo presidente da sigla, Celso Maldaner. Em meio a imbróglio envolvendo o partido, o empresário Antídio Lunelli “desenrola, bate e joga de ladinho”. Quase dançando como pré-candidato ao Governo, Lunelli aderiu nas redes sociais a tradicional coreografia. Nos bastidores, a tendência anunciada é que Lunelli pode concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos deputados. Entre as teses a de que o deputado federal Carlos Chiodini componha chapa com Moisés e com isso “abra a vaga” na proporcional para Antídio. A reunião do MDB, anunciam bastidores, teria sido cancelada em razão de ainda não haver uma “saída honrosa” acertada para Antídio que colocou o pé na estrada como pré-candidato ao governo pelo MDB. O presidente estadual do partido, Celso Maldaner, em nota emitida na última sexta-feira, informou o cancelamento dia reunião do diretório do partido agendada para esta segunda-feira, dia 13 de junho. No texto, Maldaner afaga Lunelli alegando ser ele o perfil; que o MDB precisa. “Sigo convicto que o melhor caminho para o nosso MDB é a candidatura própria, mas respeito o que o nosso pré-candidato decidir. “, escreveu.
Tucanos
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, disse durante encontro de tucanos em Criciúma que o partido “precisa eleger um deputado estadual do Sul”. Ele lembrou de quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa e disse que essa vaga precisa ser novamente ocupada. Salvaro não manifesta apoio explícito para nenhum dos três pré-candidatos a deputado estadual pelo PSDB da Amrec mas as apostas são de que o “preferido” dele seria Acélio Casagrande. Quando o assunto é a pré-candidatura a federal no entanto, o prefeito não esconde que vai fazer campanha pela reeleição de Geovânia de Sá.
Repúdio
Representantes do poder público municipal de Araranguá e de entidades organizadas da cidade como a Associação Empresarial, decidiram pela elaboração de um documento manifestando contrariedade com a proibição de novas construções no Morro dos Conventos. a decisão liminar da Justiça Federal de Criciúma é em razão de Ação do Ministério Público Federal e impossibilita novos licenciamentos ambientais em área urbana consolidada no Balneário Morro dos Conventos. O evento, que aconteceu na sede do Samae de Araranguá, foi conduzido pelo prefeito César Cesa, do MDB.
Manifestação
No encontro, o vice-presidente da Aciva, Édio Kunhaski reiterou o compromisso da entidade com o desenvolvimento local. “O turismo é um dos pilares do desenvolvimento do município de Araranguá e a Aciva está presente constantemente neste debates que são importantes para a sociedade, sempre se colocando à disposição como parceira”, salientou. A discussão sobre a decisão da justiça que proíbe novos licenciamentos ambientais em Morro dos Conventos foi levantada na Câmara pelo vereador Nelson Soares, do PDT.
Urussanga
Em Urussanga, é a cada dia mais evidente a aproximação do prefeito Jair Nandi, do PSD com o MDB. Durante o fim de semana, em evento na Praça da cidade, Nandi se deixou fotografar mais uma vez ao lado do presidente da CDL na cidade, Leonardo Felippe, filho do ex-prefeito Jhonny Felippe, do MDB.
Casamento
Pré-candidato ao governo pelo União Brasil, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro participou e três eventos com “casa lotada” organizados pelo PSD. O primeiro em Chapecó, depois Rio do Sul e o último em Braço do Norte no Sul do estado, neste sábado. O prefeito de Chapecó João Rodrigues fez o papel de “mestre de cerimônias” sem deixar de citar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, bandeira que ele faz questão de hastear a cada evento político do qual participa. Mais que isso, presentes lideranças de toda a região Sul demonstrando que o “casamento” União Brasil e PSD está consolidado. E tem inclusive a chapa, que foi apresentada em Braço do Norte: Gean Loureiro com o ex-secretário da Casa Civil, Eron Giordani como vice e Raimundo Colombo na disputa pelo senado.
Bastidores
Desde a última semana corre nos bastidores em Criciúma, a informação que o vice-prefeito Ricardo Fabris não seria mais pré-candidato a deputado estadual pelo PSD. Ele participou do evento em Braço do Norte no fim de semana, onde a informação também circulou, mas não foi confirmada. A coluna tentou contato com Fabris desde a última semana mas sem retorno.
Paralelo
Outro fato que chamou atenção durante o fim de semana foi a agenda do deputado estadual Ismael dos Santos no sábado, mesmo dia do evento em Braço do Norte. Ismael é pré-candidato a deputado federal pelo PSD e organizou evento com o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, para prestação de contas do mandato. O PSD tem no sul do estado o deputado federal Ricardo Guidi como pré-candidato à reeleição. Ismael não compareceu ao evento em Braço do Norte.
Lealdade
A deputada federal paulista Carla Zambelli foi a estrela de encontro organizado pela vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr , pré-candidata a deputada federal pelo PL, durante o fim de semana. Zambelli foi palestrante no evento com a presença também do senador Jorginho Mello, pré-candidato ao Governo de Santa Catarina e Jorge Seif Júnior, pré-candidato ao senado. Zambelli fez duras críticas ao Governador Moisés e o chamou de “traidor”. Ao final, os participantes 1° encontro Catarinense da Frente Pela Lealdade e do Fórum Conservador Estadual, assinaram a bandeira do Brasil em sinal de “lealdade” ao presidente Jair Bolsonaro.
Carimbo
O carimbo de “traidor” é a principal estratégia do grupo bolsonarista liderado pelo senador Jorginho Mello, em relação ao Governador Carlos Moisés, eleito na “onda” Bolsonaro em 2018 e que se distanciou do presidente ao longo dos anos. Do encontro promovido pela vice-governadora, que também não não mantém sintonia com o governador, participaram cerca de 200 pessoas. Estiveram presentes lideranças partidárias de direita, na plateia também pré-candidatos a deputados estaduais e federais.
Com Bolsonaro
O senador Esperidião Amin reafirmou, enrolado na bandeira de seu partido, sua pré-candidatura ao Governo de Santa Catarina. O que também chamou atenção no evento de lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado Altair Silva no entanto, foi a exibição de foto de Amin com Bolsonaro. Com isso, no cenário de pré-campanha eleitoral, o presidente pré-candidato à reeleição apareceu em três “palanques”. A foto de Bolsonaro foi exibida no evento em prol de Gean Loureiro em Chapecó na última semana, no evento do fim de semana também na região Oeste com Esperidião Amin além é claro de estar na pré-campanha de Jorginho Mello que é do PL, partido do presidente.
No Oeste
O lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Altair Silva além de Esperidião Amin, teve a presença da deputada federal Angela Amin, do presidente estadual do PP, Silvio Dreveck, além de 17 prefeitos, 14 vice-prefeitos e cerca de 200 vereadores, a maioria da região Oeste. O evento também marcou o lançamento da pré-candidatura à Câmara Federal de Evandro Luiz Berto, atual vereador de Xanxerê, e Jayana Nicaretta da Silva, ex-secretária nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019) e a vereadora mais jovem eleita em SC, em 2012, por União do Oeste.