Liminar impede diplomação de Toninho da Imbralit - Karina Manarin
Liminar impede diplomação de Toninho da Imbralit

Liminar impede diplomação de Toninho da Imbralit

O Juiz Eleitoral Marlon Jesus Soares de Souza concedeu nesta tarde liminar que suspende a diplomação do vereador Antônio Manoel, o Toninho da Imbralit, reeleito pelo PMDB em outubro passado.

O motivo é uma Representação do Ministério Público Eleitoral solicitando a cassação do Registro ou diploma por captação ilícita de votos.

Isso porque, na véspera do pleito, um cabo eleitoral de Toninho foi preso em um posto de gasolina acusado de compra de votos. Junto com ele, foi apreendida uma lista com mais de 500 nomes que estariam autorizados a abastecer.

Na manifestação, o juiz cita inclusive o fato de os gastos com combustível do vereador, atual presidente da Câmara terem ultrapassado R$ 50 mil enquanto os outros eleitos em suas contas apresentaram custo inferior a R$ 5 mil com o mesmo item.

"Não se trata, pois, de confiscar a vontade popular, mas á evidência, de protegê-la de ataques pouco democráticos patrocinados pelo poder econômico, de modo que a função judicial não é apenas punitiva, mas exerce também carga profilática à medida que com postura enérgica, ao demonstrar fundamentalmente que não compactua com desvios contra a cidadania funciona também como paradigma de educação eleitoral para pleitos futuros", diz uma parte do documento.

Com isso, deve assumir a cadeira na Câmara o primeiro suplente, Toninho da Saúde, também do PMDB.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.