Leia também: Vereador propõe discussão acerca de desapropriação de área 400 mil m², no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. Kaminski assume PSL em Criciúma
19/04/2021 20:58

Os bastidores do impeachment

O assunto nos bastidores políticos nesta segunda-feira  em Criciúma foi a visita dos prefeitos de Chapecó, João Rodrigues e de São José, Orvino Coelho, ambos do PSD, ao prefeito Clésio Salvaro, do PSDB. Ao final da reunião, Salvaro declarou que os três defendem que o processo de impeachment do Governador Carlos Moisés da Silva, do PSL, seja resolvido o mais rápido possível. Não há dúvidas que a resolução o quanto mais rápido possível do imbróglio envolvendo o governo de Santa Catarina é urgente principalmente pela insegurança que provoca a troca constante de governo. Atualmente, no entanto, a tese que domina o cenário é que a votação mais rápida beneficia Moisés já que mantido o placar que o afastou do cargo ele estaria de volta e terminaria o mandato para o qual foi eleito. Por outro lado, quanto mais se esticar o tempo, além de a governadora interina manter uma estrutura que possibilita o fortalecimento de lideranças no poder, teria mais tempo hábil para buscar a virada do placar, que a garantiria a ela ficar na cadeira até o fim de 2022. Neste cenário, soou como torcida dos prefeitos não somente em razão da insegurança mas para que Moisés de fato possa terminar seu mandato. 

 

Insegurança

Representantes da Comissão de Obras da Câmara de Vereadores de Criciúma têm encontro nesta terça-feira em Florianópolis com o Secretário estadual de Infraestrutura, Leodegar Tiscoski para tratar de questões como o Anel Viário. Problema é que Leodegar é do governo interino”, sem a segurança que vai permanecer. Por isso, tudo o que se ouvir dele não poderá ter garantia de cumprimento. Eis um exemplo da insegurança que provoca a troca constante de governo.

Kaminski assume PSL

O vereador Júlio Kaminski assume a partir desta terça-feira o comando do PSL em Criciúma. A homologação da nova executiva após a renúncia do médico Alisson Pires, que era o presidente, foi confirmada ao site pelo presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet. Kaminski é nome do partido também para disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022. 

 Doações

Em Criciúma, vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira, por unanimidade,  projetos de autoria do Executivo que autorizam a doação de bens para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Com isso, além de área destinada à Cavalaria a PM na cidade, serão doados uma ambulância, nove motosserras, um cortador de grama e um pulverizador costal ao Corpo de Bombeiros.

 Desapropriações em pauta

A desapropriação de mais de 400 mil m², no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, deve entrar em discussão, na sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores. A proposta é do vereador Jefferson Monteiro, do PSL. Ele protocolou requerimento com pedido para  que sejam averiguadas com o prefeito Clésio Salvaro, do PSDB,  as possibilidades de estudos e diálogos com as partes envolvidas para a expropriação consensual ou judicial. O pedido abriga também a hipótese de parceria público-privada para a construção de um parque industrial naquela localidade. 

Limites entre os municípios de Criciúma e Nova Veneza em pauta; Os bastidores do impeachment; Prefeito projeta 20 km de ciclovia no Rincão

Mudança de limites entre Criciúma e Nova Veneza

Entra em pauta nesta terça-feira na Câmara de Vereadores de Nova Veneza, requerimento para criação de uma comissão para avaliar possível redelimitação da linha divisória entre os municípios de Nova Veneza com Criciúma e Siderópolis. O requerimento de autoria dos vereadores Hérica Felisberto, do PSD e Aroldo Frigo Junior, do PSDB aponta problemas em bairros do distrito de Caravaggio desde que houve decisão da Justiça que declarou Criciúma como legítima para compensação tributária pela empresa MDS, que fica no limite entre os municípios. 

Limites entre os municípios de Criciúma e Nova Veneza em pauta; Os bastidores do impeachment; Prefeito projeta 20 km de ciclovia no Rincão

O motivo

Com isso, moradores próximos estão com dificuldades na emissão de Alvarás, nomeação e asfaltamento de ruas. Nesta segunda-feira, o vereador Aroldo Frigo Junior, entregou ao deputado Marcos Vieira, do PSDB, solicitação de reunião com o presidente da Assembleia, Mauro de Nadal, do MDB, para tratar da análise de redelimitação dos municípios já que constitucionalmente é de competência da Assembleia Legislativa.

 Território

Na divisa de Nova Veneza com  Siderópolis, nos bairros São Bento Baixo, Linha da Boit, São José e Santo Antônio e Cristo, os moradores também têm dificuldades em razão da delimitação de território.  

Ciclovia no Rincão

Os primeiros passos para a construção de uma ciclovia na SC 445, entre a beira mar do Balneário Rincão até o bairro Pedreiras, foi dado hoje com vistoria do local por parte de engenheiros da Secretaria Estadual de Infraestrutura. O primeiro trecho terá 3,4 quilômetros. A segunda etapa até a rótula da Zona Sul. A terceira etapa será da rótula da Zona Sul até a rótula da Vila Suíça. A quarta etapa será até a rótula da Barra Velha e a última fase irá até a comunidade de Barra Velha, compreendendo ao todo cerca de 20 quilômetros.

Limites entre os municípios de Criciúma e Nova Veneza em pauta; Os bastidores do impeachment; Prefeito projeta 20 km de ciclovia no Rincão

 

Enviando Comentário Fechar :/