Lucas Neves é o indicado do Podemos para a Mesa Diretora da Alesc. Veja os nomes - Karina Manarin

Lucas Neves é o indicado do Podemos para a Mesa Diretora da Alesc. Veja os nomes

O deputado Lucas Neves (Podemos), será o terceiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O acordo foi fechado há pouco em reunião dos três deputados do Podemos: Paulinha, Camilo Martins e Lucas Neves.

“Nós chegamos a um consenso, eu a deputada Paulinha e o Camilo e eu vou ocupar a secretaria”, confirmou o deputado ao ser questionado pelo blog na manhã deste sábado (1).

A deputada Paulinha, presidente estadual do Podemos em Santa Catarina, também confirmou a informação ao ser questionada pelo blog. “Indicamos o deputado Lucas Neves”, resumiu. 

Lucas Neves

A eleição da mesa diretora da Assembleia acontece a partir das 14 horas deste sábado (1) e o presidente será o deputado Júlio Garcia(PSD).

Veja a composição alinhavada para a eleição:

Júlio Garcia (PSD)

Vice – Fernando Kreling (MDB)

Segundo vice- Padre Pedro (PT) 

Primeira Secretaria – Ana Campagnolo (PL)

Segunda Secretaria – Marcos da Rosa (União Brasil)

Terceira Secretaria -Podemos ( Lucas Neves ) 

Quarta secretaria – Oscar Gutz (PL)

 A eleição será  durante sessão preparatória prevista para iniciar às 14h, no Plenário Osni Régis.

Primeiro, os deputados estaduais vão eleger o presidente. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos. As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos.

Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma segunda sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: 1º e 2º vice-presidentes; e 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

A votação é aberta e nominal, ou seja, cada deputado é chamado para declarar seu voto no microfone. A eleição da mesa diretora da Alesc terá transmissão ao vivo pela TVAL, com cobertura da Rádio AL, Agência AL e Redes Sociais da Alesc.

Confira as atribuições dos membros da mesa diretora

Presidente

Chefe do Poder Legislativo estadual, o presidente é o representante da Assembleia, quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem. Entre as principais atribuições, está a condução dos trabalhos nas sessões da Casa, presidindo-as e determinando suspensão, encerramento ou prorrogação das mesmas. Anuncia a Ordem do Dia das matérias a serem apresentadas em Plenário.

Cabe, ainda, ao presidente a composição das Comissões, a determinação de publicações no Diário da Assembleia, a substituição do governador do Estado, conforme determina a Constituição. O presidente pode convocar e reunir, periodicamente, os líderes e presidentes das comissões permanentes para avaliação dos trabalhos, exame de matérias e adoção de providências necessárias para o bom andamento da Casa.

1º e 2º vice-presidentes

Os vice-presidentes devem participar das reuniões da Mesa, com direito a voto; nas ausências e impedimentos do Presidente, substituí-lo; no caso de vacância do cargo da presidente, o 1º vice-presidente assume a Presidência automaticamente e cumprirá o restante do mandato, desde que ele não tenha ocupado esse cargo na mesma legislatura.

1º secretário
Ao 1º secretário compete, principalmente, a direção dos trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, receber as correspondências oficiais da Alesc, presidir a Corregedoria da Casa, distribuir as matérias para análise das comissões permanentes, entre outras;

2º secretário
O 2º secretário deve substituir o primeiro, na ausência deste. Entre as principais atribuições está elaboração da ata das sessões plenárias e a instrução das proposições com a decisão do Plenário.

3º secretário
Auxilia o 1º e o 2º secretários, substituindo-os em suas ausências, pela ordem. Deve controlar os prazos das comissões e o encaminhamento regimental das matérias. Também deve determinar a remessa das proposições com prazo de tramitação encerrada numa comissão para a comissão seguinte.

4º secretário
Auxilia os demais secretários, substituindo-os nas ausências, pela ordem. Entre as principais atribuições, promove o trabalho de Relações Públicas da Assembleia, orienta e fiscaliza a impressão e a manutenção do Diário da Assembleia, fiscaliza obras e a conservação da estrutura das dependências do Parlamento, além de supervisionar o serviço de Ouvidoria da Alesc.

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