O empreendedorismo feminino foi celebrado em grande estilo durante a quarta edição do evento Voe Mulher, realizado nessa quinta-feira (25/07) na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Quase 500 mulheres, incluindo tanto empreendedoras estabelecidas quanto aquelas com o desejo de crescer nas suas carreiras e negócios, marcaram presença no encontro, reafirmando a força e a importância do empreendedorismo feminino na região.
Segundo um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE, referente ao quarto trimestre de 2023, o Brasil conta hoje com 10,11 milhões de donas de negócios.
Este número representa 33,89% das donas de negócios no país. Em Santa Catarina, essa proporção é um pouco maior, chegando a 35,45%, com mais de 428 mil empreendedoras-proprietárias no estado.
Adicionalmente, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020 indicou que as mulheres brasileiras representam 46% dos empreendedores iniciais no país, e 40% delas planejam abrir de uma a cinco vagas de emprego. Um relatório mais recente do GEM destacou que as mulheres brasileiras estão mais confiantes para empreender do que os homens. Segundo o relatório, 63% das mulheres acreditam possuir as habilidades necessárias para iniciar um negócio, em comparação com 56% dos homens.
Com o propósito de fomentar o crescimento e o desenvolvimento do empreendedorismo feminino em Criciúma e região, o projeto Voe Mulher se consolida como um evento anual de grande relevância. Nesta edição, o evento contou com a participação de três influentes empreendedoras: Bianca Olivo, diretora de moda; Fefa Pasini, personal trainer; e Paula Fernanda, dentista. Elas compartilharam suas trajetórias e experiências, inspirando o público presente.
Uma das organizadoras do Voe, Carla Aquis da Fluez Eventos, enfatizou que, com iniciativas como essa, o empreendedorismo feminino em Criciúma e região continua a ganhar força, inspirando mais mulheres a seguirem suas paixões e alcançarem os objetivos empresariais.
“O evento não apenas celebra as conquistas das empreendedoras, mas também cria um ambiente de apoio e incentivo para todas aquelas que desejam voar alto em seus negócios. Além disso, tem o propósito de fortalecer as mulheres nessa jornada desafiadora de iniciar e manter suas empresas. Ele é uma oportunidade de se conectar, inspirar, aprender e crescer juntas”, cita.
“É uma honra fazer parte da organização do evento e ver a evolução dele a cada edição. Pensamos em todos os detalhes com muito carinho para proporcionar experiências de valor para as participantes”, complementou.
Carla também ressaltou que o Voe Mulher é um evento sem fins lucrativos, e toda a arrecadação é reinvestida para garantir a melhor experiência possível para todas as participantes.
Além disso, uma parte dos recursos desta edição será destinada a apoiar mulheres no Rio Grande do Sul. “Tudo isso só é viável graças ao apoio das marcas que acreditam neste grande encontro”, destacou Carla.
Troca de conhecimentos
Além do painel de discussão, o evento ofereceu uma mostra de negócios com mais de 20 expositoras, criando um ambiente propício para networking e troca de conhecimentos.
A empreendedora Vanessa Marcelino, uma das participantes do evento, destacou a importância da oportunidade para ampliar suas conexões. Expondo pela primeira vez, Vanessa enfatizou que o espaço contribui significativamente para o crescimento dos negócios.
“Eu acredito que o Voe Mulher é um ambiente que valoriza nossos empreendimentos e nos conecta com o empreendedorismo feminino, promovendo uma rica troca de networking. Estamos muito satisfeitos em participar de um evento tão especial”, afirmou Vanessa, que é proprietária da KNN Idiomas de Criciúma e Cocal do Sul.
Expondo pela primeira vez, a médica Brenda Mendonça da Metabolic viu uma oportunidade de networking com mulheres empreendedoras para mostrar seu trabalho, conhecer o que a cidade oferece e fazer novas conexões. “Acabei de chegar na cidade. É sempre bom estar em um ambiente com pessoas que têm o mesmo propósito, para crescer e aprender por meio das experiências de outras pessoas”, comentou.
Naíra Canella, que tem sido expositora desde a primeira edição do evento, destacou a importância do encontro como um importante espaço para troca de conhecimento e desenvolvimento profissional.
“O Voe Mulher é uma oportunidade única para empreendedoras. A cada ano, o evento cresce e se torna uma rede de contatos incrível. Trocar experiências e conhecer o trabalho de outras mulheres é maravilhoso. Sem dúvida, queremos estar presentes em todas as edições”, afirmou a proprietária da Re Sensi Aromas e da Mymood Beauty.
O Voe Mulher é organizado por um grupo de empreendedoras de marcas locais, incluindo Saíra Básico; Damma Joias; Fluez Eventos; Tami Tomanoti Nails; A Essência – Farmácia de Manipulação; Sobrancelhas de Maria; e Cambuca Design.