Leia também: a visita de Geovânia de Sá a prefeitura de Urussanga; Criciúma bate recorde em vacinação contra a Covid-19
02/05/2021 19:25

Uma grande manifestação

(FOTO EDUARDO Shaucoski/Divulgação)

A Polícia Militar não divulgou números oficiais mas não há como contestar a grande manifestação pró-Bolsonaro que aconteceu em Criciúma. No feriado do Dia do Trabalhador, centenas de veículos percorreram a principal avenida da cidade, a Centenário, que ficou pintada de verde e amarelo, as cores da bandeira do Brasil. A cidade que em 2018 proporcionou já no primeiro turno 72,35% de votos para Jair Bolsonaro e 9,13% para o candidato do PT, Fernando Haddad, e no segundo turno 81,9% para Bolsonaro e 18,10% para Haddad, protagonizou durante o fim de semana uma das maiores manifestações de apoio ao atual presidente. O cálculo dos organizadores no Movimento “Fechados com Bolsonaro” apontou ao final da manifestação, cerca de mil veículos participantes, entre motos, caminhões e carros. Infelizmente a Polícia Militar optou por não manifestar números oficiais.

Impeachment

Semana de expectativa na política de Santa Catarina em razão do julgamento, na sexta-feira, do processo de impeachment do Governador Carlos Moisés da Silva, do PSL. Bastidores agitados e ninguém, por ora, arrisca apontar resultados. Quadro totalmente indefinido.

Universidades afetadas com corte

Além de afetar a execução de obras nas BRs 470, 282,280,163 3 285, o corte de Recursos do Governo Federal na ordem de R$ 136,5 milhões vai influenciar também em investimentos na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Instituto Federal de Santa Catarina IFSC,  em setores como a assistência social, aquisição de máquinas, pesquisa e inovação, educação profissional, recuperação ambiental e saúde. A redução de 50% do Orçamento da União, com os recursos reduzidos para Santa Catarina, será assunto na Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. Sob o comando do deputado João Amin, do PP, presidente da Comissão, participam o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, Dário Berger, do MDB; o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, Carlos Chiodini, do MDB; e a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Ângela Amin, do PP. Também participarão os representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Fazenda, Fiesc ,Federação das Indústrias de SC, e PGE, Procuradoria-Geral do Estado. 

 Vacinação

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, bateu o recorde de vacinação contra Covid-19, na sexta-feira e sábado. Foram aplicadas 4.654 doses em 12 horas. Só na região Central foram mil idosos imunizados.Ainda assim, não foram aplicadas todas as 6.359 doses recebidas para idosos na última sexta-feira, por não haver demanda A partir desta segunda-feira  as salas de vacinação estarão abertas para aplicação da vacina em idosos acima de 60 anos, cadastrados no Portal Minha Vacina. Para a região central a imunização segue sendo feita no Campo do Criciúma.

 


“Passada a eleição, enrolamos as bandeiras partidárias e estamos todos juntos pelo bem-estar da população. Urussanga pode continuar contando com o PSDB e com o trabalho desta deputada”

Frase da deputada Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, durante visita à prefeitura de Urussanga no fim de semana.

 O cenário

 Na montagem da chapa para as eleições de 2020, o PSDB pleiteou a vaga de vice mas o PP, partido do prefeito, fechou com o PSD. Com isso, o PSDB lançou Marcos Roberto Silveira, o Marquinhos, como candidato a prefeito.

Lista 

Entra em votação nesta segunda-feira em Criciúma, requerimento da vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB, que questiona sobre cronograma por parte da prefeitura de Criciúma, para colocar em prática a Lei que dispõe de informações referentes a vacinação contra a Covid-19 no município. A lei foi sancionada no dia 22 de abril e segundo a vereadora, dias depois a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, recebeu denúncias de 18 casos de possíveis furas-fila nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Itajaí e Joinville, sendo que destes 18 casos, sete foram registrados em Criciúma. 

 Na estrada

A vereadora Giovana Mondardo aliás, é nome no PCdoB para possível candidatura a deputada estadual nas eleições de 2022 e movimenta-se nessa direção. Segunda vereadora mais votada em Criciúma nas eleições do ano passado, Giovana promove encontros regionais e tem marcado ponto em Florianópolis com uma de suas principais bandeiras: os direitos das mulheres. 

(Foto Luan Ghisi/divulgação)

 

 Morro da Fumaça

Os delegados Márcio Campos Neves e Ulisses Gabriel estarão no dia 18 de maio na Câmara de Vereadores de morro da Fumaça. Na ocasião, vão expor o trabalho realizado a frente da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Urussanga, que também é responsável pelos trabalhos realizados em Morro da Fumaça. A data foi agendada em reunião do presidente da Câmara, Luciano Formentin Pereira, do PSL e o delegado Márcio Campos Neves. O presidente do Legislativo pretende levantar subsídios para melhorias na Segurança Pública da cidade.

 Treviso

A falta de estrutura do Centro de referência em Assistência Social, Cras, de Treviso, foi discutida em reunião entre representantes da prefeitura  e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques. Atualmente, o Cras não tem estrutura adequada para atender à população e divide o espaço com o Conselho Tutelar. O Secretário foi recebido pelo prefeito Valério Moretti, vice-prefeito Valentim Cimolim, Secretária de Assistência Social e Habitação, Elaine Salvador Zeferino e outros representantes do Paço.

Curso

Jornalista João Paulo Borges, um dos maiores especialitas em uso de whatsapp na comunicação de Santa Catarina, será o mentor de curso voltado a políticos em mandato e assessorias. O curso, além de mentoria com o jornalista, abrange vídeos curtos com total de uma hora e meia de duração e palestas com profissionais renomados na área. Mais informações através do link.

 Ressarcimento para Hospitais 

Está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Medida Provisória, de autoria da governadora interina Daniela Reinehr,  que trata do ressarcimento a hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, SUS, por despesas extraordinárias causadas pelo enfrentamento da Covid-19. O cálculo do ressarcimento é de R$ 3,5 milhões. Na exposição de motivos da matéria, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica que o aumento no número de casos de coronavírus registrado a partir de fevereiro impactou no crescimento das despesas das unidades hospitalares que atendem pelo SUS. Muitas recorreram a empresas terceirizadas para dar conta da alta demanda, o que também impactou nos gastos. 

 

Enviando Comentário Fechar :/