Mobilidade Urbana: Vaguinho quer implantar Anel de Contorno Interno - Karina Manarin

Mobilidade Urbana: Vaguinho quer implantar Anel de Contorno Interno

Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Criciúma, a implantação do Anel de Contorno Interno do município é uma das iniciativas prioritárias do Plano de Governo da coligação “Criciúma Acima de Tudo”, liderada pelo candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) e seu candidato a vice, Salésio Lima (PSD).

O projeto prevê a continuidade dos trabalhos iniciados com os Binários 1 e 2, que se estendem por quase 6 km e contam com um elevado e uma trincheira, inaugurados em 2022, o que tem sido essencial para facilitar o fluxo de trânsito na cidade. Conforme Vaguinho, o Anel de Contorno Interno de Criciúma visa conectar diversos bairros, melhorar a circulação viária e proporcionar acesso mais eficiente às principais rodovias.

Anel de Contorno Interno está no Plano de Governo

“A conclusão desse projeto permitirá à população dos bairros Pinheirinho, Universitário, Santa Luzia e adjacentes, acessar a Rodovia Aristides Bolan (Via Rápida) ou a BR-101 sem transitar pela Avenida Centenário, proporcionando rotas alternativas e redistribuindo o fluxo de veículos; garantido uma e redução significativa dos congestionamentos nas áreas centrais; e promovendo o acesso mais rápido e seguro às principais rodovias”, explica.

Entre as ações previstas no projeto do Anel de Contorno Interno de Criciúma, estão os Binários 3, 4 e 5, bem como uma Rótula Alongada na Rodovia Luiz Rosso, o prolongamento da Avenida Centenário e revitalizações no eixo Pinheirinho.

Binários 3, 4 e 5

O Binário 3 promoverá 2,5 km de revitalização e ampliação nas vias Imigrante Poloneses e Miguel Patrício de Souza, com objetivo de melhorar a fluidez do trânsito entre os bairros São Luiz e Próspera. A ideia é que seja realizada a duplicação completa, implantação de ciclofaixa em todo o trecho e construção de um elevado em curva de 270 metros de comprimento e quatro pistas.
Já o Binário 4 garantirá 1,5 Km de revitalização para a continuidade da duplicação ao sul da Rua Miguel Patrício de Souza até a intersecção com a Rua Verginio Conti, com a implantação de uma rotatória, seguindo até a Rodovia Aristides Bolan (Via Rápida).

Dessa forma, oferecerá uma nova saída para a Via Rápida, desafogando o trânsito do bairro Próspera.
Por fim, o Binário 5 dará continuidade à duplicação da Rua Miguel Patrício de Souza, passando pelo trilho no Bairro Renascer e seguindo pela Avenida Aristides Amboni até o cruzamento com a Rodovia Luiz Rosso. Serão 1,8 Km de duplicação e revitalização, para melhorar a conectividade e a fluidez do trânsito entre os bairros.

Rótula Alongada na Rodovia Luiz Rosso

O projeto ainda conta com a implantação de uma rotatória alongada de 170 metros, contendo iluminação e duas pistas para cada fluxo, na interligação entre as Avenidas Aristides Amboni e Antonio Scotti, com objetivo de conectar duas das principais vias do município (Rodovia Luiz Rosso e Avenida Antonio Scotti).

Prolongamento da Avenida Centenário
O prolongamento da Avenida Centenário seguirá por 700 metros, até a intersecção com a Avenida Antonio Scotti. O projeto conta com a implantação de uma via paralela à Rodovia Jorge Lacerda, partindo da rotatória em frente à SATC, tornando-a duplicada e mantendo o trilho em seu canteiro central.

Eixo Pinheirinho

Por fim, no Bairro Pinheirinho, as intervenções buscarão resolver os gargalos de mobilidade urbana, especialmente em uma área com duas universidades e três escolas, com ligação do prolongamento da Avenida Centenário com a Avenida Santos Dumont.
Serão 7 Km de revitalização total ou de parte das vias Imigrante Meller, João Paes, Avenida dos Italianos, Pascoal Meller, Giacomo Biléssimo, Dionísio Cerqueira, Rododovia Maximiliano Gaidzinski e Rua dos Rogacionistas, com mudanças de fluxos necessários conforme planejamento viário para melhor circulação dos veículos.

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