O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o vice Salésio Lima, anunciou nesta segunda-feira, 02, o nome que estará à frente da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana do município a partir do próximo ano.
Trata-se do arquiteto e urbanista Claudio Rosso Netto, um profissional técnico, que integra a Comissão de Projetos da Administração Municipal e já atua no Governo desde 2011, evidenciando sua experiência em gestão pública e também o projeto de continuidade do futuro chefe do Executivo.
Conforme Vaguinho, seu objetivo foi escolher um nome técnico para a pasta, uma vez que ele mesmo, enquanto técnico, participou de importantes obras na cidade nos anos passados. “Seguindo essa premissa, Claudio é um profissional ético, comprometido, inteligente, dinâmico e um ótimo gestor, com grandes habilidades de liderança e capacidade de negociação. Com toda certeza, será um ótimo secretário, capaz de direcionar Criciúma nas expressivas obras que pretendemos realizar a partir de 2025”, completa.
Conforme o futuro secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, as metas da pasta estarão alinhadas com o planejamento estratégico da Administração Municipal e focadas em ações que promovam o crescimento ordenado, a modernização da infraestrutura urbana e a melhoria dos serviços essenciais para a população.
“A ampliação e modernização da rede de transporte público, pavimentação de ruas e avenidas, além da implementação de ciclovias e calçadas acessíveis, são prioridades para garantir uma mobilidade urbana eficiente e segura para todos os cidadãos. A meta é reduzir congestionamentos e melhorar o acesso aos principais pontos da cidade, promovendo a integração entre diferentes modais de transporte”, argumenta Netto.
Outro objetivo da pasta será manter a conservação e recuperação de vias públicas, pontes, viadutos e prédios públicos, com foco em ações preventivas e corretivas; bem como aumentar a cobertura de serviços de saneamento e reduzir os impactos das chuvas fortes por meio de obras de drenagem eficientes.
“Além disso, queremos contribuir para a redução da pegada de carbono do município e aumentar a eficiência energética nos projetos de infraestrutura; garantir que todas as obras e projetos sejam planejados com foco na segurança pública e acessibilidade; criar novos espaços públicos de lazer e revitalizar os existentes; estabelecer parcerias com outras áreas do governo e com entidades privadas para desenvolver projetos integrados; e investir em soluções tecnológicas para otimizar a gestão de obras e serviços públicos, como o uso de sistemas de monitoramento remoto, mapeamento digital e integração de dados”, elenca o futuro secretário.