O PP de Santa catarina, sob o comando do ex-deputado Leodegar Tiscoski, emitiu nota em apoio à iniciativa do senador Esperidião Amin, que puxou manifesto em desfavor do evento “Democracia Inabalada”, convocado pelos chefes dos três Poderes para o dia 8 de janeiro em Brasília. ” A celebração da “Democracia Inabalada” é um equívoco que oculta a omissão daqueles que permitiram e facilitaram os atos de vandalismo. Repudiamos veementemente tanto os vândalos quanto os omissos!”, diz um trecho da nota.
CONFIRA NA ÍNTEGRA:
O Progressistas de Santa Catarina se alia à voz firme do Senador Esperidião Amin e dos demais parlamentares de oposição para condenar veementemente os atos de violência e depredação ocorridos em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023. Reafirmamos nosso compromisso inabalável com os princípios democráticos e o imperativo da justiça, apoiando uma investigação parlamentar completa e independente para esclarecer tais acontecimentos e as omissões das autoridades.
A celebração da “DEMOCRACIA INABALADA” é um equívoco que oculta a omissão daqueles que permitiram e facilitaram os atos de vandalismo. Repudiamos veementemente tanto os vândalos quanto os omissos!
Conviver com o Inquérito 4781 e seus desdobramentos, prestes a completar 5 anos de existência, é tolerar um entulho autoritário que debocha do Estado Democrático de Direito.
Assistir ao espetáculo de condenações exorbitantes aplicadas em série a pessoas capturadas circunstancialmente é alarmante e não condiz com os princípios democráticos.
A democracia brasileira é um valor inquestionável, conquistado com esforço e sacrifício ao longo da história. É responsabilidade de todas as instituições, sem exceção, proteger e fortalecer os fundamentos democráticos. A imparcialidade das instituições republicanas é vital para manter a confiança na justiça e no Estado de Direito.
O Progressistas sublinha a necessidade de celebrar a democracia de forma autêntica, livre de omissões ou atitudes autoritárias. A democracia brasileira não é relativa e não deve ser comprometida por abusos de poder ou interpretações distorcidas da lei. É crucial que todos os Poderes da República atuem dentro dos limites constitucionais para restaurar a normalidade democrática.
Convidamos a todos a viver em um ambiente de respeito e tolerância, evitando perseguições àqueles com perspectivas distintas. Juntos, podemos superar os desafios e preservar o bem mais valioso para o povo brasileiro: a democracia.