As composições políticas para as eleições de 2014 sequer estão definidas e começam-se a desenhar em Criciúma as possíveis parcerias para 2016.
O afastamento entre o PP de Márcio Búrigo e o PSDB de Clésio Salvaro é evidente mas, a partir disso, as apostas resumem-se em quem seria o candidato de Salvaro para as eleições municipais e quem seriam os colaboradores de Márcio Búrigo.
No PSDB, mais que desponta, por sua liderança comprovada nas urnas, a vereadora mais votada e atual secretária de Saúde, Geovânia de Sá, que chegou a ser citada para concorrer como candidata a deputada federal. Márcio Búrigo pode ter a colaboração de peemedebistas para seu governo.
Mesmo assim, dificilmente o partido não vai ter candidato a prefeito de Criciúma, o que indica uma parceria temporária. Neste contexto, os sinais serão sentidos ja nas definições de candidaturas para 2014.
Geovânia de Sá é um exemplo. Se não for candidata pelo PSDB no próximo ano, dificilmente o será em 2016. A principal dúvida aliás é se ela vai continuar no ninho tucano e por quanto tempo.
Em todo este contexto, fica a dúvida também quanto ao sucessor de Salvaro em Criciúma. Há quem aposte no deputado Dóia Guglielmi mas a bolsa por ora não é das mais significativas.