Evento de peso
Evento grandioso, com a presença de mais de 6 mil participantes, cem palestrantes e 16 horas ininterruptas de conteúdo. Assim foi a 8° Edição do Empreender Brazil, que aconteceu em Florianópolis no fim de semana. A nova e velha guarda do empreendedorismo reunidas repetindo a base de fórmulas que há muito apresentam resultados e acrescentando modernidade, tecnologia e novos métodos. Desde o experiente Carlos Wizard Martins, o cantor Zezé Di Camargo, que estreou como palestrante e pretende cursos de empreendedorismo a jovens como Isabela Matte, que criou sua marca ainda na adolescência e aos 22 anos é um case de sucesso. Também estrelas, Flávio Augusto e Ícaro Machado, apresentaram seu conhecimento, além de tantos outros talentos consolidados. Enfim, o evento, idealizado por Lucas Schweitzer não deixa qualquer dúvidas de sua eficiência e colaboração com o universo do empreendedorismo e faz jus ao título de maior evento de imersão em empreendedorismo da América Latina. Em 2023 tem mais. A data é 27 de maio no mesmo local em São José, na Grande Florianópolis.
O problema
Há 15 dias, quando houve registro de falta de leitos de UTI para crianças da região sul, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota confirmado estar ciente do problema e informando que estaria providenciando leitos particulares para suprir a demanda, caso fosse necessário. Na última semana, o Governador Carlos Moisés da Silva repetiu o mesmo que a nota oficial havia antecipado quando questionado sobre o problema da falta de UTIs. Ocorre no entanto, que o problema continua.
A necessidade
Neste fim de semana, mais um registro: criança de 41 dias a espera de um vaga em UTI, teve duas paradas respiratórias na manhã deste domingo, relatadas por familiares desesperados. A falta de UTIs pediátricas e Neo Natal no estado não é sazonal, já adiantou o ex-secretário estadual de saúde e ex-secretário municipal de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. A conferir quando o governo vai de fato tomar providências concretas quanto a um problema que não há como jogar para debaixo do tapete. São necessária soluções urgentes.
Na Veneza
Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, aterrissou neste domingo na Festa de Nossa Senhora do Caravaggio e levou com ele a pré-candidata a reeleição como deputada federal, Geovânia de Sá e o pré-candidato a deputado estadual Acélio Casagrande, ambos do PSDB. Por lá, encontrou o também pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB da Amrec, vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior.
Café
O Governador Carlos Moisés da Silva, do Republicanos, fez uma pausa para um café com progressistas durante a visita ao município de Tubarão no fim de semana. Moisés esteve na casa do pré-candidato a deputado estadual pelo PP, Pepê Collaço onde também marcaram presença o prefeito do município, Joares Ponticelli, a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso e outras lideranças ligadas a pré-campanha de Collaço. A investida do Governador Moisés em progressistas de Tubarão soa como aquela “piscadela” para um possível namoro com o PP, ou pelo menos parte dele, para o pleito eleitoral deste ano.
O Cenário
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, do PP, já declarou apoio para a pré-candidatura de Pepê Collaço a deputado estadual pelo PP, e ao seu vice, Caio Tokasrski, do União Brasil, pré-candidato a deputado federal. O União Brasil tem como pré-candidato ao Governo o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loreiro. O PP ainda não definiu seu caminho para a majoritária nas eleições deste ano em Santa Catarina
A pergunta do milhão
Os integrantes do MDB que assinaram autoconvocação da executiva estadual para deliberar sobre os caminhos do partido para as eleições deste ano pretendem realizá-la nesta terça-feira a partir das 9 horas. Há no entanto a contestação da parte jurídica do partido quanto a legalidade do documento, alegando inclusive que não há nomes, somente rubricas. Com isso, a pergunta mais elaborada no fim de semana nos meios políticos foi: afinal, a reunião da executiva vai ou não acontecer?
Guerra
O fim de semana foi agitado em especial nos grupos do MDB estadual com nota do pré-candidato ao Governo, Antídio Lunelli reafirmando sua pré candidatura e manifestações de antigas lideranças do partido, como o senador Neuto de Conto que relatou sua história de campanhas no MDB e conclamou a “militância” a optar por Lunelli. “Não existe argumento que se sustente deixar um nome do partido com qualidade e perspectiva forte para apoiar alguém de outro partido”, disse o ex-senador. A guerra continua no MDB.
Com Raimundo
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, tem recebido lideranças de todo o estado, em especial pré-candidatos. Foi o caso do ex-governador Raimundo Colombo, que inicia roteiro como pré-candidato ao senado pelo PSD. Colombo foi recebido na prefeitura na última semana. Nesta semana, ele pretende seguir a agenda com contatos políticos em municípios do Médio Vale do Itajaí, do Meio-Oeste e do Oeste de Santa Catarina. A agenda começa nesta segunda-feira com visita aos prefeitos de Rodeio, Valcir Ferrari, e de Indaial, André Moser, de Rio dos Cedros, Jorge Stolf, e outras lideranças políticas da região. A partir de quarta-feira, Colombo abre roteiro por 18 municípios do Meio-Oeste e do Oeste, entre eles, Fraiburgo, Caçador, Videira, Treze Tílias, Concórdia, Piratuba, Capinzal e Campos Novos.
Contra
O polêmico projeto da alíquota de ICMS em 17% para combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo em todos ops testados do Brasil, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, não terá o voto a favor de pelo menos um dos senadores de Santa Catarina. Ao estadão, Jorginho Mello, do PL declarou: “Vou ser governador, então não quero que diminua a alíquota. É algo que vai impactar todos os estados”. Jorginho Mello é pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. A proposta agora segue para a análise no senado federal. O presidente, Rodrigo Pacheco, garantiu que a Casa “dará toda atenção”ao projeto.