O senado Brasileiro aprovou nesta semana o Plano Brasil Carinhoso. Trata-se de combate à pobreza na primeira infância com a ampliação do Bolsa Família para o pagamento de R$ 70,00 mensais para mais de 2 milhões de famílias com crianças com até sete anos de idade e que vivem em extrema pobreza.
A intenção do Governo Federal é investir até 2014 R$ 10 bilhões para a construção de 1,5 mil creches e ampliação de vagas na Educação Infantil. Penso que esta é uma grande iniciativa do Governo Federal afinal, há de se cuidar destes 13,4% da população com crianças de até três anos em extrema pobreza e das demais.
Junto a este programa no entanto, o Governo Federal poderia acrescentar um Plano de Controle de Natalidade principalmente para estas famílias, sem condições de ser ampliadas. Afinal, o Plano Brasil Carinhoso e os números que apresenta já deu prova do quanto as próprias crianças sofrem, nesta condição de extrema pobreza.
O Brasil precisa controlar e educar sua população deixando de lado a consequência eleitoral do crescimento desenfreado e sem a mínima estrutura, cobertos por “bolsas”.
Há de se cuidar sim dos que já estão por aqui mas desenvolver projetos que aos poucos possam contornar o problema em seu início.