O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), trocaram cordialidades nesta quinta-feira (14), durante o segundo dia do Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais, promovido pela Uvesc. Ambos participaram como palestrantes no evento.
Topázio disse que não poderia demorar na palestra porque depois dele seria a vez de Jorginho e lembrou da parceria do governo do estado para a ponte da Lagoa da Conceição e o alargamento da faixa de areia da praia de Jurerê, no Norte da Ilha. Ao proferir palestra, o governador também citou as duas obras.
O PSD e o PL estão em lados opostos em vários municípios do estado, tendência em Criciúma também mas em Florianópolis o partido do governador pode indicar um vice para Topázio, pré-candidato à reeleição.
Durante suas palestras, as duas lideranças reforçaram a importância dos vereadores participarem de capacitações e terem uma federação representativa e atuante em Santa Catarina.
“Todos os vereadores deveriam ser filiados à Uvesc, unir esforços e ter protagonismo no cenário não só municipal, mas estadual. O vereador é a voz mais próxima do cidadão”, ressaltou o governador Jorginho.
Com uma palestra sobre Como falar com o Cidadão, o prefeito Topázio apresentou seu case de comunicação, mostrando aos vereadores como o diálogo com a população ajuda no fortalecimento da gestão, com estratégias assertivas e posicionamento transparente nas redes sociais. Ao falar da participação dos vereadores em cursos como o que a Uvesc promove, Topázio incentivou os legisladores e servidores: “O vereador precisa participar, filiar-se à Uvesc e buscar conhecimento, assim como o Prefeito busca aprender com experiências positivas de outras cidades e países, sempre com responsabilidade e com instituições sérias e respeitadas ,ao exemplo da Uvesc”, afirmou.
Jorginho apresentou um panorama da situação do estado e das medidas da atual gestão para o desenvolvimento catarinense.
– O dinheiro público, que é o dinheiro das pessoas, tem que ser zelado. As pessoas estão atentas e entenderam que a vida pública impacta na vida delas. Nosso compromisso é levar qualidade de vida – disse o governador que destacou alguns números da economia estadual. Jorginho citou a situação dos hospitais, o momento da agricultura, que sofreu com as enchentes do ano passado e teve prejuízo de mais de R$ 5 bilhões, a revitalização dos aeroportos, saneamento e turismo, entre outros assuntos.
Ainda durante o segundo dia do evento, os participantes acompanharam palestras sobre inovação, desburocratização, cenário catarinense e comunicação.
No final do evento, a UVESC lançará o Prêmio Boas Práticas no Legislativo Municipal. Na sexta-feira, o evento encerra com oficinas sobre a nova lei de legislações e a participação das mulheres na política.
MOÇÃO:
Os vereadores apresentaram uma moção sobre a importação de leite no brasil, que está sendo encaminhada pela Uvesc para os governos do Estado e Federal. Os legisladores de Guaraciaba destacaram dados sobre a crise do leite, que teve quedas importantes na produção do município.