O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção - Karina Manarin
O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção

O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção

O encontro de Salvaro e João Rodrigues

Criciúma vai sediar nesta segunda-feira um encontro no mínimo curioso: o dos prefeitos Clésio Salvaro, do PSDB e João Rodrigues, de Chapecó e Orvino Coelho, de São José.Esses dois últimos, do PSD. Salvaro e João Rodrigues ganharam manchetes nacionais por atitudes frente a pandemia de coronavírus em suas cidades e com isso, notoriedade inclusive para ter os nomes redesenhados no cenário para as eleições do próximo ano. Oficialmente, a agenda vai tratar da troca de experiências tanto no enfrentamento da Pandemia da Covid-19 como também em outras ações da gestão municipal. Extraoficialmente a política não deve fugir ao assunto. Apesar de o prefeito Clésio Salvaro ter garantido que não participará do pleito eleitoral de 2022, há quem ainda tenha dúvidas.O encontro está marcado para as 11 horas na prefeitura de Criciúma.

Garantiu

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, teve conversa com o ex-deputado Gelson Merísio, pré-candidato ao governo pelo PSDB em 2022 e garantiu a ele que não pretende participar de majoritária no próiximo ano. O mantra foi repetido para a deputada Geovânia de Sá e o vice, Ricardo Fabris, do PSD. Caso Salvaro resolvesse participar, teria que renunciar ao mandato e a prefeitura ficaria com o PSD, partido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

De olho em 2022

Registrado no fim de semana encontro do senador Jorginho Mello, do PL, com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, do MDB. Jorginho é nome do PL para candidatura ao Governo em 2022 e Lunelli é nome do MDB para o mesmo objetivo. Participou do encontro o deputado federal Carlos Chiodini, do MDB. 

O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção

Contas

Em Criciúma expectativa para esta semana é a notificação da Câmara de Criciúma quanto a decisão do Tribunal de Contas de recomendar a rejeição das contas do ex-prefeito Márcio Búrigo referentes ao ano de 2016. Após a notificação, o prazo do trâmite é de até 60 dias para então acontecer a votação. 

Candidatura

O ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo trabalha há tempos para consolidar sua pré-candidatura a deputado estadual em 2022 pelo PL. Caso tenha as contas rejeitadas, poderá ser impedido de registrar a candidatura pela justiça eleitoral. Búrigo reafirma que está confiante na aprovação das contas por avaliar que não houve dolo na apresentação das contas. O que ocorreu, segundo a defesa do ex-prefeito, foram problemas como o incêndio na prefeitura e sequestro de contas durante o governo ele, o que provocou alguns problemas.

 Forquilhinha

Em Forquilhinha, a vereadora Marilda Casagrande apresentou indicação para que a prefeitura celebre convênio com o Poder Judiciário e Unesc para a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Forquilhinha. O CEJUSC é um serviço que presta atendimento jurídico gratuito em nível de consultoria, assessoria, conciliação, e  mediação. A intenção é possibilitar a conciliação e mediação, na tentativa de resolver conflitos pelo diálogo direto, buscando implementar o acesso à justiça, evitando o processo judicial. 

 Fim da abstenção

Está em tramitação na Câmara de Araranguá projeto que propõe o fim de voto de abstenção por parte dos vereadores. A proposta é do presidente da Casa, vereador Diego Pires, do PDT. A justificativa é que os vereadores possuem tempo hábil para sanar dúvidas sobre projetos e outras resoluções. e que pode inclusive acrescentar emendas. “ Hoje um vereador que tiver dúvida sobre algum projeto pode acrescentar emendas para melhorar alguma proposição ou votar contra e por isso não é válido o voto de abstenção”, avalia. Para aprovação, o projeto de resolução são necessários oito votos.

O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção

Na Amesc

O ex-vice-prefeito de Meleiro, Rogildo Bordignon é nome em pauta no PSDB para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022. Ele recebeu visita da deputada federal e presidente do PSDB em Santa Catarina, Geovânia de Sá.

O encontro de Salvaro e João Rodrigues; Contas de Márcio Búrigo em pauta na Câmara de Criciúma; Projeto quer proibir voto de abstenção

 Içara

Primeiro desdobramento após a decisão da justiça que determina a manutenção do contrato entre prefeitura e empresa para serviços de iluminação pública em Içara, foi sugestão do vereador Edson Freitas, do MDB. Ele apresentou proposição para que o poder Executivo elabore projeto de lei que reduza o valor mensal da Cosip. A justificativa é que os custos de iluminação mensais devem ser reduzidos com os serviços prestados pela empresa. O contrato foi firmado no fim do governo passado e envolve vários serviços de iluminação pública inclusive a troca de lâmpadas por Led. A prefeita Dalvânia Cardoso tentou por decreto romper o contrato válido por 25 anos, mas perdeu na justiça.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.