Deputado estadual eleito pelo MDB em 2022, o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, é liderança consolidada do partido no Sul e trabalha junto a direção estadual da sigla a organização para 2024. Na entrevista que concedeu ao blog, o deputado afirma que o MDB quer ser protagonista e pretende ter candidato para a prefeitura da cidade e faz mistério quanto ao cenário que os líderes do partido projetam: “ O MDB vai ter uma oportunidade muito grande em Criciúma”., resumiu.
Na entrevista, Tiago também fala do cenário político em Araranguá, município pólo da Amesc e da preocupação de deputados e prefeitos com as obras anunciadas e iniciadas no governo anterior
Confira a entrevista:
Nós sabemos que o MDB tem a Secretaria de Infraestrutura, vocês manifestam certa preocupação com essa função, principalmente por causa do andamento das obras. Como está essa conversa sobre as obras, entre os prefeitos, os deputados, o próprio MDB e o governo do estado?
Essa é uma preocupação de todos os parlamentares e de todos os prefeitos porque eu também já fui prefeito e sei da angústia que a gente tem quando uma obra inicia e não tem garantia que ela termine, pela cobrança da população também, porque necessita dessa obra. No último dia 15, estivemos em um jantar na Agronômica com a presença do governador, todos os deputados, o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper. Ali foi realizada uma análise de todas as obras em andamento e a gente ficou contente. Claro que também tem a preocupação mas contente no sentido que o governador Jorginho Mello determinou que as obras em andamento que estejam iniciadas, são prioridade
O sr tem como enumerar duas ou três obras da região sul que estão em andamento e que vão ter continuidade?
Por exemplo lá na Amesc a 108, a obra que liga Jacinto Machado a Praia Grande. É uma obra que já teve início, já foi mexido na estrada, é uma preocupação grande porque a produção ela escoa por aquela estrada então elencamos essa obra. O caminhos do Mar é também uma preocupação, temos a ponte de Araranguá, que liga Morro dos Conventos a Ilhas. Na Amrec temos a estrada de Cocal que faz o Anel de Contorno Viário a Avenida dos Trilhos. Só para se ter uma noção. Nós sabemos que todas as obras são importantes. Todas as obras que o prefeito, município, a cidade espera, são importantes mas tem algumas que começaram e precisa a continuidade.
Essas são do Plano 1000?
Essas são de convênios e que já estão em andamento. As do Plano 1000 nós precisamos de uma definição primeiro porque o que o governador falou é que as que foram iniciadas, convênios, e que estão em andamento, é para terminar as obras. As que foram conveniadas e não iniciou, ele pediu que esperasse. E trazer pedido novo ele disse que depois de terminar essas.
Como deputado estadual eleito pelo MDB na região sul e liderança consolidada, como o sr trabalha as eleições municipais para 2024?
A eleição é só ano que vem mas já existem conversas. O deputado Carlos Chiodini cumpriu roteiro na Amrec, Amesc e Amurel e agora em abril, dia 15, tem as convenções do MDB e cada município já se prepara para as conversas neste sentido e também para que se coloquem à disposição os que pretendem ser candidatos.
Vamos pegar as duas cidades pólo da Amrec e Amesc, que são Criciúma e Araranguá. Em Araranguá vocês têm um candidato à reeleição…
Em Araranguá o César Cesa que está fazendo a gestão, por sinal uma grande gestão, trabalhando bastante, o partido já fez apelo para que ele aceite essa missão de novo porque Araranguá é uma forte cidade, com grande potencial em turismo também, e agora com abertura da 285, o geo parque.. Acreditamos que o César vai concorrer à reeleição, uma oportunidade muito grande de continuar esse trabalho que ele está fazendo.
E Criciúma deputado? Porque em Criciúma, o MDB já foi muito forte na cidade, um partido que fez história, mas está há muito tempo sem conseguir eleger um prefeito, Como está essa organização em Criciúma?
Posso dizer que me aproximei bastante de Criciúma, temos muitos amigos lá o presidente do partido, Rodrigo Duzzioni, o Ganso, temos conversado bastante com o vereador Paulo Ferrarezi, com o Dr Aníbal.. então são várias lideranças. Vocês falou em partido né Karina. Eu vejo assim, todos os partidos estão passando por essa transformação. O recado que a gente diz que as urnas deram nessa última eleição é que a população está atenta. Ela quer não só uma renovação por idade mas uma renovação de ideias, de comprometimento, de que o partido apresente candidatos. O MDB de Criciúma deu um exemplo. Eu não esperava que o MDB de Criciúma não colocasse candidato a deputado. Quando eu me lancei candidato lá atrás, não existia essa conversa. O que que houve? Houve uma conversa de amadurecimento na época. Porque lançar um candidato na última hora só para preencher a vaga é onde muitas vezes acontecem as brigas. Então agora estamos em uma conversa muito boa com o presidente do MDB, lideranças, várias lideranças de bairro e eu digo: O MDB vai ter uma oportunidade muito grande em Criciúma. Com os outros partidos também.
Mas a intenção é que o MDB tenha um candidato a prefeito?
É que nós tenhamos um candidato a prefeito.
Eu já ouvi o nome do Paulo Ferrarezzi…
Eu posso dizer, já andei com ele nos bairros e o Paulo é uma pessoa que se dedica muito à população, tem um conhecimento, ele tem vontade muito grande, é um fortíssimo candidato. Mas nós vamos deixar aberto também. Vamos conversar com o presidente, vamos ver quem será o novo presidente agora para que o MDB possa mostrar para toda a cidade, para toda a região, porque Criciúma é importantíssimo e o MDB vai fazer parte muito grande. Eu acredito que onde o MDB estiver na chapa nós vamos ter uma chance muito grande de ter sucesso.
Mas qual a perspectiva de vocês. Quais partidos vocês pretendem procurar para conversar? Porque em Criciúma, temos o prefeito Clésio Salvaro, uma liderança consolidada e e que inclusive provoca na cidade a pergunta sobre quem ele apoia como sucessor..Como é que vocês trabalham neste cenário?
Por isso que iniciamos as conversas do presidente estadual do partido com as lideranças locais para que esse tema possa ser discutido. Em Criciúma nós sabemos da importância do prefeito Clésio Salvaro, do trabalho que ele vem fazendo em Criciúma mas acredito que agora é uma nova etapa. Acho que Criciúma precisa continuar sendo destaque e quando tu tens uma região e uma cidade como Criciúma, muita gente depende dali. E o MDB agora ele quer colocar um candidato que seja protagonista também nessa eleição e nós vamos dar um apoio muito grande porque aquilo que eu falei é verdade. O MDB quer participar agora com planejamento.