Mais que reforçar seu apoio ao candidato a prefeito pelo PMDB de Lages, Elizeu Mattos, a presença do deputado federal Ronaldo Benedet no município no fim de semana tem significado que reflete inclusive nas eleições de 2014.
Ocorre que Lages é a base do Governador Raimundo Colombo e por lá, de um lado está o PSD de Colombo com Antônio Ceron como candidato e do outro o PMDB de Eduardo Moreira, que tem Elizeu Mattos como pretendente ao comando da prefeitura.
Mattos tem como vice Toni Duarte, do PPS e apoio irrestrito de Fernando Coruja, outro líder político de peso na região Serrana. O motivo oficial da estada de Benedet por lá, em reunião com Elizeu e o Secretário adjunto da Regional, Joares Matos foi a troca de subsídios para um possível futuro governo de Romanna Remor em Criciúma e Mattos em Lages.
O pano de fundo no entanto, é o fortalecimento do partido visando ao próximo pleito. Como declarou a ministra Ideli Salvati, do PT, em passagem por Criciúma no sábado, uma eleição prepara a outra . Ideli destacou a união do PMDB e do PT em vários municípios de Santa Catarina.
Também não é segredo a aproximação entre o PSD de Raimundo Colombo e o PP de Joares Ponticelli com alianças em muitas cidades do Estado. Lages é o exemplo. O candidato do PSD tem o PP como vice. O do PMDB tem o PPS e a participação do PT na coligação.
O que está se desenhando pode ser o plano B do PMDB para o caso de estar em lado oposto ao do governador em 2014. E isso passa pelas eleições de Romanna Remor em Criciúma, Edinho Bez em Tubarão e Elizeu Mattos em Lages