O embaixador da Croácia, no Brasil, Ranko Vilović, participou em Criciúma neste sábado (17), da da solenidade de entrega e apresentação da Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla. O projeto, desenvolvido em parceria da prefeitura de Criciúma com a Unesc, vai gerar energia limpa e tem investimento de R$ 7,1 milhões. A estrutura será utilizada para abastecer as 62 escolas municipais.
O equipamento terá capacidade para gerar 1 MW de energia limpa, por meio de painéis fotovoltaicos responsáveis pela conversão de energia solar. Ao todo, serão 2,2 módulos com potência nominal de 550 W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
A inauguração reuniu centenas de pessoas. “Criciúma está vocacionada para o turismo do conhecimento, o memorial vai agregar ainda mais aos equipamentos já existentes, com o memorial Nikola Tesla. Além disso, a usina vai produzir energia limpa suficiente para abastecer as 62 escolas da Rede Municipal e toda a frota de carros elétricos, que é a maior do Brasil”, destacou o Prefeito Clésio Salvaro.
Durante a solenidade , o prefeito junto com a primeira dama e presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, entregaram uma homenagem ao embaixador da Croácia, à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em agradecimento pela elaboração do projeto técnico da fazenda solar e do memorial, bem como ao reitor da SATC, Carlos Antônio Ferreira, universidade que ofereceu a consultoria técnica e viabilizou a obtenção da bobina de Tesla e do gerador de Van de Graff, quadros explicativos, entre outros itens que integram o memorial.
O Embaixador agradeceu o convite, e elencou em seu discurso as razões pelas quais aceitou com alegria participar da solenidade. “A Croácia como outros países incentivam a utilização de fontes de energia limpa, e não existe um exemplo melhor de benefícios múltiplos do que este complexo. Que produzirá energia renovável para as escolas do município, além de ser utilizado para a educação e a ciência. Tem tanto um aspecto social, quanto político e econômico”, ressaltou Vilović..
O espetáculo científico do grupo paulista Ciência em Show encantou o público, principalmente as crianças. O grupo fundado no instituto de física da USP, composto por Ana Teresa Ralston, Daniel Ângelo e Gerson Julião, foi criado há 21 anos com o propósito de popularizar a ciência através de diversos meios.
Memorial Nikola Tesla
O Memorial Nikola Tesla é um tributo ao inventor e engenheiro que revolucionou a transmissão de energia elétrica. A estrutura contará com um auditório para eventos, palestras, entre outros atrativos de incentivo à educação científica e ambiental.
“Gostaria agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, que desempenha um papel importante no desenvolvimento sustentável, mas também será um centro de aprendizado.Os estudantes poderão adquirir conhecimentos valiosos sobre a geração de energia, mergulhar na inspiradora história de Nikola Tesla, e conectar-se com as raízes históricas da cidade. Esse será um local onde a educação e a sustentabilidade caminham lado a lado”, disse a secretária de Educação de Criciúma, Alexsandra Stols.
O objetivo é que os visitantes possam aprender sobre os experimentos de Tesla, com corrente alternada, bobinas e geradores, que foram fundamentais para o desenvolvimento da eletricidade moderna.
Além do memorial, um canteiro com quase 300 girassóis vai colorir o jardim. As primeiras mudas foram plantadas por representantes de entidades, das forças de segurança, de escolas da pública e privada, autoridades e instituições de ensino superior. As demais serão plantadas ao longo da semana por estudantes da rede municipal e dos Centros de Educação Infantil da Afasc.
A partir deste final de semana o Memorial Nikola Tesla estará aberto ao público.