O Delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, participou na tarde desta segunda-feira (18), de evento com a presença do governador Jorginho Mello em Criciúma. Antes disso no entanto, Gabriel estava em Florianópolis onde aconteceu nesta manhã uma Operação contra suspeitos de incendiarem um caminhão de lixo que prestava serviços à prefeitura.
Em entrevista ao blog, o delegado informou que há suspeita de participação de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal na ação criminosa e confirmou que o carro utilizado no incêndio foi alugado por dois integrantes da diretoria do Sindicato. A polícia solicitou mandado de prisão para a Operação de hoje mas a justiça não concedeu. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
Confira a entrevista:
Hoje teve essa Operação da Polícia Civil em Florianópolis. O que essa ação tem a ver com o caminhão de lixo incendiado e o que se pode concluir sobre esse fato?
A Polícia Civil instaurou um Inquérito Policial para apurar esse incêndio criminoso praticado contra um caminhão de uma empresa chamada FG que está prestando serviço de recolhimento de lixo, de resíduos, na cidade de Florianópolis. Nós identificamos essa situação do incêndio que foi materializada através da perícia, a polícia científica fez um trabalho pericial. Nós e a Polícia Militar conseguimos fazer a identificação de um veículo que foi utilizado no crime. Esse veículo ele foi locado em um espaço de tempo e foi locado por duas pessoas que estão na diretoria do Sindicato.
Então isso está confirmado. Realmente foi alugado por duas pessoas do sindicato…
Isso, exatamente. Além dessa situação nós identificamos outras possíveis duas pessoas que participaram da situação em tese, então cumprimos quatro buscas e apreensão em quatro endereços de suspeitos. Nós havíamos representado também pela prisão preventiva de dois deles, no momento o judiciário entendeu que não era caso de decretação da prisão preventiva mas a prova está se aprofundando e a gente quer concluir o mais rapino possível esse inquérito policial com perícias, depoimentões análise do que foi apreendido nessas buscas e apreensões.
Hoje foram quatro buscas e apreensões. O que apreenderam?
Foram quatro alvos eram dois pedidos de prisão e quatro de buscas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e foram buscados documentos, celulares e computadores.
Na semana passada quando aconteceu esse episódio, o prefeito de Florianópolis gravou um vídeo sobre o assunto onde dizia que a ação tinha alguma ligação com o sindicato. Pode-se dizer que isso está comprovado?
Então, o carro foi retirado da locadora no dia 28 de fevereiro e devolvido no dia 14 de março e dos quatro investigados dois deles tinham responsabilidade pelo veículo. E esse veículo aparece na imagem do ato criminoso. Há um indicativo que demonstra que essas duas pessoas inclusive teriam participado dessa prática criminosa.