A União das Associações Étnicas de Criciúma foi supreendida com ordem de despejo nesta semana. O ofício, da empresa que venceu a concessão do centro de Eventos José Ijair Conti estabelece prazo até 31 de janeiro para que todos os pertences de propriedade dos Associados sejam retirados das cozinhas do centro de Eventos. São sete restaurantes típicos s sete lanchonetes.
O presidente da União das Etnias, George de Lucca, argumenta que quando houve a terceirização havia uma ressalva: “Essas cozinhas foram construídas com sugestões das etnias. Só poderiam nos retirar de lá oferecendo um local do mesmo porte. Outra coisa que estamos sentindo é que o prefeito parece ser contra a cultura. Nosso grupo por exemplo, ensaiava em uma sala e teve restrições para a utilização da mesma o que esta restringindo nossas atividades”, narra.
A Festa das Etnias não mais acontece no Centro de Eventos José Ijair Conti. Nos dois últimos anos, o evento foi realizado na Praça Nereu Ramos. Sendo assim, o local estava sendo utilizado como depósito de utensílios domésticos e móveis que são utilizados na festa, explica o presidente da União das Etnias.