Em tempo de pré-campanha eleitoral, cada um usa as armas que tem. Parte do jogo. Apesar da importância no entanto, do assunto Transição Energética Justa, o evento desta segunda-feira (27) teve tiro saindo pela culatra. Isso aconteceu sem qualquer troca de farpas.
Destaque-se aliás o tratamento irretocável do governador Jorginho Mello com todas as lideranças políticas presentes, chamando-as a participar de todo o evento, incluindo a coletiva de imprensa.
Politicamente, a impressão foi que a solenidade também foi planejada para a projeção do pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi (PL), que é Secretário estadual de Meio Ambiente.
O governador Jorginho Mello, principal apoiador de Guidi, aproveitou a demanda pela pauta na região sul e uniu o útil ao agradável: lançou em evento prestigiadíssimo de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, o Programa de Transição Energética Justa.
Ricardo Guidi domina o assunto, já que foi o autor de emenda no Congresso Nacional em 2021, que estica o prazo da atividade carbonífera até 2040.
Ocorre que em meio a discursos arrastados em defesa da Transição Energética Justa, entraram no cenário duas falas que se destacaram.
Trata-se do deputado Júlio Garcia e do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Garcia em dois minutos enalteceu a causa, citou exemplos já aplicados em Criciúma como a construção de Parques, destacou a importância da Unesc arrancando aplausos do público e citou o professor e aluno da Unesc, Vagner Espíndola, o Vaguinho, pré-candidato a prefeito pelo PSD e que estava na primeira fila do evento.
O prefeito Clésio Salvaro apresentou um vídeo destacando a Transição Energética Justa já aplicada em Criciúma citando como exemplo a aquisição de carros elétricos, a instalação da Usina NiKola Tesla em construção em cima de uma área de “pirita”e que vai gerar energia para colégios da cidade entre outros.
“ Não há recuperação ambiental. Temos que ressignificar essa palavra. A nossa cidade e as cidades da região foram construídas em cima da pirita. Se falar em recuperação ambiental tem que desmanchar quase 80% da cidade de Criciúma. Temos que trocar a palavra recuperação por gerenciamento, monitoramento dessa áreas”, resumiu Salvaro. Ao citar as obras que já refletem a Transição Energética Justa na cidade, Salvaro também citou Vaguinho como ex-secretário da prefeitura e sua ajuda nos projetos concretizados.
Em resumo, caso de fato o evento tenha sido organizado em prol de Ricardo Guidi, alcançou o objetivo em parte.
Sem descer do salto, os adversário de Guidi na corrida pela prefeitura conseguiram atrair a atenção , se destacaram de maneira notável e de quebra citaram o pré-candidato a prefeito do PSD.
E para isso, não precisaram levar charanga.