Deve chegar hoje ao TRE o recurso da assessoria jurídica do prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, que pretende reverter a situação do indeferimento do registro da candidatura à reeleição.
Ontem, chegou o do ex-prefeito de Criciúma, Décio Góes do PT, que também foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Semelhantes e já no TRE são o do candidato a prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho , do PSD, e dos candidatos a vereador em Criciúma, Edinho do Nascimento, do PSD e Edilson Medeiros, do PT.
Como o julgamento é por ordem de chegada, a previsão é que o do prefeito de Criciúma entre na pauta somente na outra semana.
Não há como antecipar julgamentos mas ontem, em Florianópolis o que ouvi em gabinetes e de advogados, é que existe tendência rigorosa no TRE para o trato dos casos da Ficha Limpa. Alguns advogados que já bateram na tecla na irretroatividade inclusive capitularam sobre esta tese e admitem que este não deve ser o caminho para Salvaro.
A tentativa é de diferenciá-lo dos demais casos e o pirincipal argumento continua sendo o documento da juíza de Criciúma reestabelecendo a inelegibilidade.
Os bastidores da política estão recheados também de acusações sobre tentativas de pressão sobre os juízes do TRE.Mesmo com a luz no fim do túnel, todos os caminhos apontam para o caso de Salvaro como irreversível…