Participação efetiva da mulher na política ainda longe do ideal - Karina Manarin

Participação efetiva da mulher na política ainda longe do ideal

Chamou atenção no discurso da presidente estadual do PMDB Mulher, Ada de Luca, durante o encontro ontem em Criciúma, a carência de mulheres engajadas no processo político como candidatas, e não somente como coadjuvantes dos homens, em busca de votos para eles nas campanhas eleitorais. Ada citou ela e a também deputada Dirce Heiderscheidt como exemplos de mulheres que conseguiram participar efetivamente do processo, mas alertou, que podem haver muitos outros. 

A realidade é que a cota dedicada às mulheres é muitas vezes, preenchida somente para cumprimento da lei, sem perspectiva de vitória. Apesar do alerta, chamou atenção também o fato de o evento ser dedicado às mulheres mas as eleitas do Sul não terem sido chamadas ao palanque. 

O deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, fez questão de desfazer o equívoco. Foi o último a discursar mas chamou todas as veredoras eleitas pelo Sul para subir ao palanque. 

‘Nosso partido é o que mais tem vereadoras, mas ainda é pouco. Queremos mais’. São oito as vereadoras eleitas pelo PMDB no Sul:  Nega, de Cocal do Sul: Michelini de Garopaba; Ema de Lauro Müller, Vanir, de Urussanga, Janete Trento de Siderópolis, Mara Lúcia de Maracajá, Graziela, de Jaguaruna e Jessica, de Meleiro.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.