Leia também: Deputado Nilso Berlanda em Criciúma; Balneário Rincão tem novo secretário de Turismo
23/11/2021 09:26

Partidos alinhavam ampla frente de esquerda

 A vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB de Criciúma, fez parte da mesa de autoridades na reunião de partidos que pretendem uma ampla Frente para as eleições de 2022 em Santa Catarina. Ao todo, sete partidos debateram o projeto que visa a Frente de Unidade do campo popular de esquerda. Décio Lima, presidente do PT, Guaraci Fagundes, presidente do PV, Mário Dutra presidente do Psol, Douglas Matos presidente do PCdoB, Manoel Dias, presidente do PDT e Cláudio Vignatti presidente do PSB, definem entre as principais bandeiras o combate ao Bolsonarismo  em Santa Catarina. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa.

 O terceiro

Esse  foi o terceiro encontro realizado e, desta vez, contou também com a presença do deputado federal do PT, Pedro Uczai, dos deputados estaduais, Fabiano da Luz , do PT e Rodrigo Minotto, do PDT, além de vereadores, vereadoras do estado, lideranças sindicais e dirigentes partidários.Os representantes voltam a se reunir na segunda-feira, dia 29, para organizar um calendário de reuniões estaduais.

 Bandeira

Chamou atenção na reunião dos partidos que pretendem uma Frente de Esquerda em Santa Catarina uma bandeira do Brasil colocada entre as bandeiras dos partidos. Na campanha de 2018 para a presidência da República, o atual presidente Jair Bolsonaro adotou as cores verde e amarela em alusão as cores do Brasil. No segundo turno, a campanha de Fernando Haddad, candidato do PT, que tinha Manuela D'ávila, do PCdoB, como vice, retirou o nome do ex-presidente Lula da campanha e também adotou logomarca com as cores verde e amarela.

 Pré-candidata

A  vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB de Criciúma, é pré-candidata a deputada estadual para as eleições de 2022 e estende seu roteiro por toda Santa Catarina e fora do estado. Há cerca de duas semanas esteve também em Brasília. 

 Acomodação

A fusão do PSL e do DEM, que resultou no União Brasil, ainda existe alguns ajustes também nas candidaturas proporcionais. Na Amrec, há dois nomes na lista de pré-candidatos a deputado federal: a presidente do DEM de Criciúma, Lisiane Tuon e o advogado Jefferson Monteiro, do PSL. O vereador Júlio Kaminski é pré-candidato a deputado estadual.

Em casa

Advogada Júlia Zanatta, pré-candidata a deputada federal pelo PL, fez as "honras da casa" ao deputado estadual Nilso Berlanda, que esteve nesta segunda-feira em Criciúma para a inauguração da loja Berlanda na cidade. Nilso é sócio fundador da rede.

Partidos de Esquerda se organizam em SC; Estado de SC contesta ADIN da Linguagem neutra; O ácido discurso de Dário Berger

 

Posse

Secretário de Turismo do Balneário Rincão, Ricardo Venturini Junior, o Juninho Venturini, assumiu a pasta nesta segunda-feira informando que sabe que pode enfrentar dificuldades a frente da pasta, ainda mais na época de alta temporada,  mas prometeu um “verão inesquecível para todos”. Empresário da área de eventos,  ele se licencia da cadeira de vereador para assumir a pasta.

Partidos de Esquerda se organizam em SC; Estado de SC contesta ADIN da Linguagem neutra;

  Linguagem Neutra

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina já apresentou ao STF informações no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela direção nacional do PT, Partido dos Trabalhadores  contra o Decreto do Governador Carlos Moisés da Silva que proíbe o uso da linguagem neutra no estado. A alegação é que o Decreto não proíbe a flexibilização de gênero e de número de palavras da língua, e explica que a norma apenas determina a aplicação da norma culta na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro de sala de aula. Além disso, a manifestação enviada à Suprema Corte reúne determinações semelhantes presentes em diversas unidades da federação brasileira. Para a Procuradoria não há um perfil discriminador no Decreto, uma vez que este refere-se tão somente a documentos oficiais, dando concretude ao comando normativo de uso da língua portuguesa em território nacional.O Estado postula pelo julgamento improcedente dos pedidos feitos na ADI que está em julgamento no Supremo.

Doce

Ainda sobre o encontro do PL em Lages no sábado. A organização colocou na mesa principal de  lideranças políticas e autoridades convidadas, junto com o tubinho de álcool gel, uma unidade do doce  conhecido popularmente como pé de gra" - fino'. Uma alusão e homenagem a trajetória do senador Jorginho Mello que vendia os doces , feitos por sua mãe, durante a infância em Herval D' Oeste para ajudar no sustento da família.

 O discurso do senador

Senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina criticou em discurso na tribuna do senado nesta segunda-feira a situação do Brasil. Citou inflação fora de controle, juros elevados, rombo nas contas públicas e irresponsabilidade fiscal do governo. Dário avalia  que desta forma, o cenário inibe investimentos e, consequentemente, gera impactos na produção, no comércio, na geração de emprego e na arrecadação de impostos. 

 “Resta-nos o gosto amargo pelo fracasso. Os tempos do crescimento econômico, do milagre econômico, cederam lugar ao desemprego aberto. Hoje, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros vivem na miséria. Isso é inaceitável num país como o Brasil, continental, clima tropical, com uma capacidade tecnológica de produção de alimentos e de causar inveja a qualquer país do mundo. E nós temos de observar milhões de brasileiros com a geladeira vazia, passando fome, passando necessidade?” - senador Dário Berger em discurso no senado federal

Enviando Comentário Fechar :/