Eleita para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, a vereadora Marijane Felippe foi eleita para comandar a Casa Legislativa. Ela é a terceira mulher a assumir o cargo em 61 anos de emancipação político-administrativa do município.
O Legislativo de Morro da Fumaça está sob o comando de mulheres desde 2023, quando Silvana de Vasconcelos, então no MDB, foi a primeira a assumir a presidência da Casa. Em 2024, Jórgia Guglielmi foi eleita e em 2025 Marijane Felippe.

Marijane Felippe é a nova presidente da Câmara em Morro da Fumaça
A Mesa Diretora eleita é composta por Antônio Heliton Montes Silva (União Brasil), como vice-presidente, Felipe Pereira Nunes (PP), como primeiro secretário e Alison Felix Bertan (PSD) como segundo secretário.
Vereadores eleitos em Morro da Fumaça
Luciano Formentin (PP)
Doquinha (PP)
Jorgia Guglielmi (PL)
Marijane Felippe (PP)
Felipe Pereira Nunes (PP)
Henrique Casagrande (PP)
Felix Bertan (PSD)
Silvana de Vasconcelos (PL)
Antonio Heliton Montes Silva (União)
A nova presidente ressaltou que a união será uma das marcas de sua gestão. “Conto com a colaboração de cada um dos vereadores, para que juntos possamos construir um Legislativo forte, atuante e comprometido com os anseios da população. Sei que os desafios serão muitos, mas confio no poder do diálogo, da união e da transparência para superá-los.”
Marijane finalizou destacando os pilares de sua gestão e sua visão para o futuro. “Como presidente desta Câmara, estabeleço como prioridades a transparência, a ética, a participação popular, o bom uso do recurso público e a eficiência legislativa. Vamos trabalhar juntos com o Executivo para fazer o melhor para nossa cidade.”
Sobre Marijane Felippe
Marijane Felippe nasceu em 28 de agosto de 1987, em Pedras Grandes, e atualmente reside em Morro da Fumaça. Casada com Cleber Bortolon da Costa, é formada em Administração pela UNISUL, com especialização em Gestão Pública.
Com mais de 16 anos de experiência no setor público, Marijane atuou no Governo do Estado de Santa Catarina e na Assembleia Legislativa como assessora parlamentar. Além disso, trabalhou como servidora pública em outros municípios e, desde 2019, contribuiu diretamente para a gestão municipal de Morro da Fumaça. Nesse período, destacou-se como Secretária do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, consolidando sua experiência em políticas públicas voltadas às necessidades da população.
Nas eleições de 2024, foi eleita vereadora pelo Partido Progressista (PP), com 818 votos, sendo a quarta mais votada do pleito. Sua atuação no Legislativo será voltada para buscar soluções para as demandas da comunidade e fortalecer a representatividade feminina na política local.