Reta final das eleições em Criciúma e começam a se intensificar notícias falsas, distorcidas ou que induzem ao erro. É o caso do perfil fake do IPC, criado no Instagram com a descrição “Perfil destinado a pesquisas eleitorais de Criciúma”.
O diretor do IPC, Instituto de Pesquisa Catarinense, Renato Rampinelli informa que o IPC não possui esse perfil. “É fake”, resume.
O perfil, apesar de apresentar-se como “destinado a pesquisas”, apresenta em seus estories uma enquete entre quatro dos seis candidatos a prefeito de Criciúma.
Na tarde desta terça-feira, o resultado apontava 72% dos votos para Ricardo Guidi (PL), 26% para Vaguinho (PSD) , 1% para Paulo Ferrarezi (MDB) e 1% para Arlindo Rocha (PT).
Importante destacar que pela lei eleitoral, a realização de enquetes só poderia acontecer até o dia 15 de agosto. Enquetes são diferentes de pesquisas, que utilizam metodologia específica com base científica e precisam estar registradas na justiça eleitoral para divulgação.
O IPC é um instituto de credibilidade que trabalha com pesquisas há mais de 20 anos. Tanto que estão utilizando o nome do instituto em perfil fake para tentar confundir o eleitor em reta final de eleições.