Audiência Pública proposta pelo deputado Ivan Naatz, do PV, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, acontece amanhã em Urussanga
08/09/2019 19:17

Deputados Estaduais Catarinenses participam amanhã de audiência Pública em Urussanga, que vai debater os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas na região Sul. A proposta é do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ivan Naatz, do PV.

O deputado afirmou que o objetivo da audiência é ouvir autoridades e ambientalistas porque há uma preocupação na região Sul catarinense com os efeitos poluidores das minas de carvão desativadas, além das questões econômicas decorrentes dessa situação. Será na Sociedade Recreativa Urussanga ás 19 horas.

Recentemente, duas empresas mineradoras foram condenadas pela comarca de Urussanga a executar um Projeto de Recuperação de Área Degradada como forma de reparar os danos ambientais provocados pela extração de carvão mineral nas décadas de 80 e 90.

As empresas exerciam suas atividades respectivamente nos bairros de Santana e Rio Carvão, na cidade-sede da comarca. Conforme a ação civil pública, as atividades dessas empresas causaram alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grande proporção - remoção da vegetação em todas as áreas de extração, poluição de recursos hídricos e contaminação do solo, poluição do ar com a eliminação de altos níveis de fumaça e fuligem, prejudicando a saúde das pessoas que residiam próximo às mineradoras.

Enviando Comentário Fechar :/