A conversa que corre nos bastidores da Assembleia Legislativa é que pode haver mais mudanças no Governo de Jorginho Mello (PL), o que incluiria a Secretaria da Casa Civil, sob o comando de Estêner Soratto Junior. O governador exonerou na última semana o Secretário e o adjunto da SAP e um nome do Sul deve ser anunciado para o cargo.
O Secretário da Casa Civil tem afirmado a interlocutores que não pretende deixar o cargo e que se trata de “intriga da oposição”. Mesmo assim, a tese corrente é que pode haver mudanças talvez não bruscas nem apressadas, mas a curto ou médio prazo.
Estêner Soratto Junior é liderança consolidada em Tubarão, filho de ex-prefeito, ex-secretário, vereador mais votado e deputado eleito. Mesmo assim, a articulação do Governo em projetos importantes como o Universidade Gratuita ou o novo “PIX”, teve participação efetiva de deputados condecorando a Assembleia Legislativa como protagonista.
Mais que isso, a eleição para a prefeitura de Tubarão também teve articulação do secretário, com placar de cinco votos para seu candidato contra dez do eleito.
A avaliação interna no governo envolveria a possibilidade de o filho do governador Jorginho Mello, Felipe Mello, assumir a Secretaria. Essa costura, se de fato ocorrer, deve ser através do diálogo, conciliação e anúncio estudado, para que não soe como divergência interna ou provoque insatisfações.
A saída pode ser inclusive um pedido do Governador Jorginho Mello para que Soratto entre de fato na disputa pela prefeitura de Tubarão em 2024. A conferir como ficará o cenário nos próximos dias e quais mudanças efetivas acontecerão na administração de Jorginho Mello.