Cassação pode ressuscitar processo contra o prefeito em Urussanga
A cassação do vereador Rozemar Sebastião, o Taliano, nesta quinta-feira, pode ressuscitar o processo contra o prefeito afastado, Luiz Gustavo Cancellier. Isso porque, sem Taliano na Câmara, há possibilidade de seis votos para o afastamento definitivo do prefeito. Ocorre no entanto, que já foi formada uma Comissão Processante e já aconteceu uma sessão de julgamento quanto a situação do prefeito. Na sessão ficou registrada a impossibilidade de julgamento do mérito”, o que no entendimento de alguns vereadores, é passível de apresentação de uma nova denúncia para análise do Legislativo. Por isso, essa cassação de um vereador pode balançar novamente o cenário não somente político em Urussanga mas também o judiciário, movimentado por inúmeras ações nos últimos tempos.
Vacina
Preocupante a situação em Criciúma quando o assunto é a vacinação de rotina e campanhas nacionais. O município tem histórico de sempre alcançar índices acima de 90% em vacinação, o que caiu neste ano para 47%. Em evento nesta quinta-feira na prefeitura, com a presença de autoridades, representantes de entidades organizadas e comunidade, o prefeito Clésio Salvaro e o secretário de saúde, Arleu da Silveira anunciaram grande mobilização em prol das vacinas. Nos dias 25 e 26 de junho, as equipes da Secretaria de Saúde estarão nos três parques da cidade com imunizantes de campanhas e de rotina disponíveis para a população.
O vice
O pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, Gean Loureiro, já tem um vice definido. Foi pelo menos o que sinalizou o ex-secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Eron Giordani em agenda conjunta com Loureiro nesta quinta-feira em Chapecó. Os dois concederam entrevistas juntos e posaram para foto no centro da cidade
Em Chapecó
No evento em apoio a pré-candidatura de Gean Loureiro em Chapecó, organizado pelo prefeito João Rodrigues, chamou atenção o banner com a imagem de Gean, Raimundo Colombo e Eron, chapa majoritária alinhavada para o pleito deste ano, junto com o presidente Jair Bolsonaro. João Rodrigues não abre mão da campanha em prol da reeleição do presidente Bolsonaro.
O vídeo
Nesta semana, João Rodrigues em vídeo desmentiu afirmação do senador Jorginho Mello, pré-candidato ao governo pelo PL. Em entrevista, Jorginho afirmou que quem apresentou o presidente Bolsonaro a João Rodrigues foi ele. Na gravação, Rodrigues alfinetou Jorginho ao lembrar que conhece Bolsonaro da época que era deputado federal e que os dois eram da “bancada da bala e da bíblia” e completou: “eu nunca fiz campanha na aba do presidente”. Jorginho Mello tem como principal mote o fato de ser “bolsonarista” e tenta não dividir com João Rodrigues o que pretende ser o impulso para sua campanha.
Situação delicada
A conversa nos bastidores estaduais nesta semana quando o assunto é a Frente Democrática, formada por oito partidos de esquerda é que a reunião de Dário Berger, do PSB, com líderes do PDT teria provocado “forte tendência do PDT” é apoiar Dário como pré-candidato ao Governo pela Frente. Em âmbito federal, o PT tem como pré-candidato à presidência da República o ex-presidente Lula e o PDT tem Ciro Gomes, que não poupa críticas a Lula. A conferir em Santa Catarina se essa reunião do PDT e as “tendências” provocadas com o PSB não serão o estopim para o racha na Frente de Esquerda já que o principal nome colocado para o Governo é o do ex-deputado Décio Lima, do PT.
Amin com pré-candidatos
O senador Esperidião Amin, que tem o nome colocado no PP como pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, vai receber junto com o presidente estadual do partido, todos os pré-candidatos proporcionais nas eleições deste ano. O evento vai acontecer na próxima semana em Florianópolis. Além da conversa sobre os rumos do partido nas eleições deste ano, os pré-candidatos terão a disposição conhecimento sobre marketing político eleitoral, contabilidade, financeiro e jurídico, itens básicos fundamentais para quem vai encarar uma eleição.
O cenário
O PP mantém conversas com diversas lideranças políticas do estado mas ainda não definiu qual caminho deve seguir. Esperidião Amin intensificou o diálogo com o senador Jorginho Mello, pré-candidato ao Governo pelo PL. O PTB, que tem Kennedy Nunes como pré-candidato ao senado, também aposta na possibilidade de coligação com o PP.
Na Amrec
Na Amrec, o PP tem três pré-candidatos a deputado estadual e um a federal. Trata-se do ex-deputado estadual Valmir Comin, que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano, do vereador Júlio Kaminski, de Criciúma, Fernando Cruzetta, advogado de Orleans e do vereador Sargento Valcir, de Siderópolis. Todos pré-candidatos a deputado estadual.