O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira , convocou correligionários para discutir a formação de uma Federação com o União Brasil. A reunião acontece na próxima terça-feira (18), e terá a presença de deputados federais, senadores e presidentes de diretórios da legenda que não sejam parlamentares.
“Esta reunião será fundamental para discutirmos a possível federação com o partido União Brasil. Conto com a presença de todos para esclarecermos os termos dessa formação e definirmos juntos os próximos passos em relação à proposta”, diz um trecho do comunicado do presidente.
O modelo de Federação Partidária foi inaugurado nas eleições de 2022 e prevê a parceria entre partidos por no mínimo quatro anos . Caso haja rompimento antes do prazo, o partido poderá ser punido com restrição de acesso ao Fundo Partidário e proibição de formar Federações com outras siglas por duas eleições.
Convenções, registro de candidaturas, propaganda eleitoral e campanha são realizadas pela Federação.
Com isso, a Federação proposta entre União Brasil e PP, caso concretizada, valerá para 2026, quando acontece eleição para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.
O encontro do PP que vai debater o assunto será na Sala de Reuniões do Colégio de Líderes, na Câmara dos Deputados a partir das 18 horas.